Londrina
Cascavel

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Primeiro LIRAa aponta média de 5,80% de infestação

25/01/18 às 15:58 - Escrito por Redação Tarobá News

A Secretaria de Saúde divulgou agora à tarde (25), por meio do Programa de Controle de Endemias, o resultado do primeiro LirAa deste ano. Realizado de 22 a 24 de janeiro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti abrangeu 4.364 imóveis divididos em dez estratos, apontando infestação de 5,80%, chegando a 12,60% em algumas regiões da cidade.

O índice é considerado de alto risco para epidemia, de acordo com a classificação do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. O preconizado é que a infestação seja de, no máximo, 1%.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, a dengue é cíclica e normalmente ocorre em altos índices a cada dois ou três anos. Os índices deste primeiro LirAa voltaram aos patamares de janeiro de 2016, quando a cidade registrou média de 6,8% de infestação.

"Percebemos que, novamente, a população está deixando de fazer o dever de casa, infelizmente, uma vez que a prevalência dos criadouros e o gráfico do índice de infestação por estrato demonstram que o maior número de criadouros está no lixo e nos resíduos sólidos, seguido pelos depósitos de móveis. Isso chama atenção, pois são os criadouros dentro das residências", avalia, lembrando que o excesso de chuvas das últimas semanas e o grande número de pessoas em férias e viajando também colabora para que o aumento de larvas em água parada.

O 1º Ciclo do LirAa, segundo Beatriz, normalmente traz um índice de infestação maior, justamente por coincidir com o início do verão, estão na qual registramos calor intenso associado às típicas chuvas de verão.

O gráfico abaixo mostra a distribuição da infestação por região da cidade, por estrato. O estrato nº 10, que abrange parte da região sul da cidade, apresentou uma infestação de 12,60%, seguido do estrato 7 com infestação de 8,50%. O estrato com menor infestação foi o 9, com 3,20%.

Assessoria

© Copyright 2022 Grupo Tarobá