Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeiro LIRAa do ano aponta Risco Médio para Dengue em Toledo

09/01/20 às 08:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A equipe do Setor de Endemias do Município realizou esta semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Foram vistoriados 2036 imóveis entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020. Toledo foi classificado pelo Ministério da Saúde com Risco Médio após apresentar um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,7%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja menor que 1%. 

 Em relação ao mesmo período no ano passado, o índice teve uma certa melhora. Em janeiro de 2019 o LIRAa apontou uma infestação de 3,8%. Apesar do levantamento apontar um risco moderado, em algumas regiões o índice é alarmante e chega a 20% de infestação. 

“Nós sentimos uma certa melhora, principalmente no número de pneus com larvas, porém com tanta informação e divulgação sobre o assunto ainda é um número preocupante. Lixo no fundo do quintal, baldes com água, potes, sacolas, brinquedos, todos de fácil remoção. Não teríamos a necessidade de estar com um índice desses”, apontou o Coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schmitt.  

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Imagem de destaque
TRABALHO EM ANDAMENTO

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

Os agentes de endemias realizaram nesta quarta-feira (08) alguns bloqueios, fazendo busca ativa num raio de 300 metros de onde surgiu algum caso suspeito. Nesta quinta-feira (09) as equipes serão direcionadas para as áreas onde os índices apresentaram maior número de infestação: o Centro de Eventos (20%), Santa Clara I (12,2%), Vila Becker (12,5%), Tocantins (9,70%), São Francisco (8,1%) e Europa I (6,6%). 

O mosquito transmissor da dengue não respeita as barreiras geográficas, então não basta só o nosso quintal estar limpo, o vizinho também precisa cuidar do espaço dele. 

 “A nossa preocupação é que esse ano todos os municípios correm sério risco de epidemia. Com o início das aulas, recebemos muitos alunos de outras regiões, aumentando o risco de trazer um caso para Toledo”, acrescenta Selídio. 

Notificações

No calendário epidemiológico (de agosto de 2019 a agosto de 2020) temos 37 pessoas notificadas como suspeitas, 32 foram descartados, 3 casos confirmados como importados e 2 aguardam resultados. 

 Precauções

A Secretaria de Saúde orienta que sejam reforçados os cuidados com recipientes de água parada. Que as pessoas aproveitem esse período para realizar a limpeza de caixas d’água, calhas, bebedouros de animais. Realizar o tratamento adequado de piscinas. Manter os quintais limpos e evitar utensílios que possam acumular água.


Assessoria/Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá