Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professores selecionados farão mestrado e doutorado em julho

25/06/19 às 14:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Três anos depois do último Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), a Secretaria de Estado da Educação selecionou mais de 760 professores da rede estadual de ensino para uma nova turma. O início da turma PDE/2019 está previsto para o dia 29 de julho, após o recesso escolar (ver link abaixo).

Ao concluir o aproveitamento dos estudos, os professores serão promovidos ao Nível III da carreira, e terão um acréscimo de 5% no salário, conforme previsto no Plano de Carreira do Magistério Estadual. Se o professor já possuir alguma gratificação ou percentual por atuar no período noturno, por exemplo, esse valor também será reajustado.
"O PDE é um programa muito importante porque capacita nossos professores”, disse o secretário estadual da Educação, Renato Feder. Segundo ele, é uma oportunidade que o professor tem de se atualizar, receber o que tem de mais atual para beneficiar o aprendizado dos alunos. “E é bom também para o professor, porque tem a progressão de carreira", afirmou.

NA PRÁTICA - A formação continuada terá duração de seis meses, divididos em duas etapas, período durante o qual o cursista irá elaborar um material didático pedagógico com foco em sala de aula da educação básica.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Imagem de destaque
VEJA ORIENTAÇÕES

Vigilância Sanitária dá dicas sobre compra de peixes durante a Semana Santa

Imagem de destaque
FIM DE SEMANA

PRF apreende mais de 700 mil maços de cigarros contrabandeados

Imagem de destaque
SEGUNDO LOTE

Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina disponível

No primeiro momento, vão se dedicar à elaboração do projeto que será utilizado como base dos estudos ao longo da formação. Na segunda etapa, desenvolverão o material que será compartilhado em formato de oficinas no Núcleo Regional de Educação (NRE) no qual atua.

Durante o PDE, os professores terão acompanhamento de orientadores na modalidade EaD e de profissionais de Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem e-Escola da Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo é proporcionar aos profissionais a formação continuada, por meio do aproveitamento de estudos, o compartilhamento de experiências e conhecimento dos professores da rede estadual de ensino com docentes do ensino superior e incentivar o desenvolvimento de metodologias inovadoras para a sala de aula.

NOVO FORMATO - A Secretaria da Educação está em diálogo com o sindicato dos profissionais da educação para estudar a elaboração de um novo formato para o Programa de Desenvolvimento Educacional que atenda as necessidades da rede estadual de ensino e de acordo com as possibilidades financeiras e orçamentárias

© Copyright 2023 Grupo Tarobá