Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto com detentos do Paraná conquista Prêmio Innovare 2017

06/12/17 às 17:16 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O projeto Visão de Liberdade, da Penitenciária Estadual de Maringá, é o vencedor da 14ª edição do Prêmio Innovare 2017 - na categoria Justiça e Cidadania - a mais importante premiação da Justiça brasileira. Na iniciativa, detentos confeccionam materiais didáticos para alunos cegos da rede estadual de ensino. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (5), no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

O projeto paranaense concorreu com outras 710 práticas recebidas pelo Innovare. Ao todo foram selecionadas 12 finalistas que concorreram nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania.

O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Maringá, instituição parceira no projeto, coronel Antonio Tadeu Rodrigues, diz que esta é uma iniciativa de mão dupla, porque além de favorecer os alunos com deficiência visual por receberem material didático apropriado, é uma importante ação de recuperação e ressocialização dos detentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADE

Número de aprendizes no mercado de trabalho paranaense aumentou 17,5% em cinco anos

Imagem de destaque
SAÚDE

Paraná tem mais médicos por habitantes do que a média nacional, aponta pesquisa

Imagem de destaque
NOMEADO EM MARÇO

Ministério Público do Paraná empossa Francisco Zanicotti no cargo de procurador-geral de Justiça

Imagem de destaque
SORTEIO

Consumidores de cinco cidades ganharam prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná em abril

VISÃO DE LIBERDADE - Desde 2004, detentos confeccionam livros digitados para impressão em braille, livros falados, materiais em relevo, maquetes e jogos adaptados, entre outros materiais que são encaminhados para os alunos cegos de escolas públicas. O material feito pelos presos é distribuído para 127 municípios do Paraná atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico - CAP Maringá.

Já foram produzidos pelos detentos custodiados na penitenciária 84.820 trabalhos de material didático em relevo, 453 livros e 54 apostilas digitados, 126 livros falados e 12 apostilas, com tiragem de 175 cópias cada. Além dos municípios atendidos pelo CAP de Maringá, o projeto já enviou materiais para todo o Brasil, inclusive para uma biblioteca pública da cidade de Sobreda, em Portugal.
São parceiros do projeto o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg); o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), da Secretaria de Estado.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá