Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto leva pacientes de hospital psiquiátrico para tomar banho de mar

16/02/18 às 19:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Esta quinta-feira (15) marcou a história de 12 pacientes do Hospital Adauto Botelho, em Curitiba: pela primeira vez, eles foram para a praia e puderam tomar banho de mar com segurança. Os participantes são moradores da instituição, têm entre 40 e 70 anos e não possuem vínculos familiares. Muitos vivem no Adauto Botelho, que abriga pacientes psiquiátricos e usuários de drogas, desde a infância.

“São pacientes com retardo mental, que não falam e que estão institucionalizados há muito tempo. Temos, dentro da instituição, um trabalho de reinserção para que eles possam sair um pouco do hospital, possam ver o mundo, estar em sociedade”, explica o diretor geral da entidade, Osvaldo Tchaikovski Júnior.

O projeto de ressocialização já levou pacientes do Adauto Botelho a museus, shoppings, para passear em parques, mas ainda não tinham conseguido levar os pacientes para a praia. “Para a equipe toda é a realização de um sonho estar aqui com os internos no Litoral do Paraná”, disse. A visita ocorreu na Praia Mansa, em Matinhos.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Imagem de destaque
TRABALHO EM ANDAMENTO

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

A enfermeira Deise Schenoveber, responsável pelo setor do hospital onde os pacientes vivem, explica que leu sobre o Projeto Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar, e que houve uma grande mobilização para que a atividade acontecesse.

A equipe do Adauto Botelho contou com o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, da Saúde, do Esporte e do Turismo, Corpo de Bombeiros e Sanepar, além de outros grupos, como os capoeiristas de Matinhos e o Quiosque do Baiano, que disponibilizaram tendas e cadeiras de praia.

“Seria impossível trazer os pacientes para a praia sem o apoio de todo esse pessoal. Foi preciso mobilizar muita gente para conseguir esse passeio”, destaca ela. Além de Osvaldo e Deise, outros 12 profissionais acompanharam os pacientes.

PROJETO - O banho de mar dos internos foi realizado com apoio de educadores ambientais da Sanepar e com o uso das cadeiras de rodas anfíbias do Praia Acessível, projeto coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com Sanepar.

“Este é o segundo ano em que os educadores ambientais da Sanepar são treinados para auxiliar no uso dessas cadeiras anfíbias, específicas para o banho de mar. Com o equipamento, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem se banhar com segurança e dignidade”, explica a gestora ambiental Roselis de Oliveira Presznhuk.

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

(Com AEN)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá