Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Providências da Sesa para ampliar número de leitos de UTI/Covid-19 em Pato Branco é cobrada por deputado

22/02/21 às 16:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) protocolou requerimento nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando providências emergenciais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para ampliar o número de leitos de UTI/Covid -19 no município de Pato Branco. A situação é extremamente grave porque desde o dia 18 de fevereiro não há mais vagas nos dois hospitais da cidade. Os pacientes com a doença que precisam de internamento estão sendo transferidos para unidades de saúde de Chopinzinho e Palmas.

O parlamentar também manifestou sua preocupação com a situação em pronunciamento durante a sessão plenária desta segunda-feira, reforçando a necessidade de uma atenção especial da Sesa e do Poder Executivo com a região Sudoeste neste momento da pandemia.

“Pato Branco atende a região Sudoeste como um todo e no ano passado, através da Casa Civil com ajuda do secretário Guto Silva e junto do secretário da Saúde, Beto Preto, conseguimos ampliar os leitos de UTI na cidade. Porém, na semana passada, Pato Branco teve mais de 300 novos casos com 10 óbitos, e ocupação dos leitos de UTI em 125%, ou seja, nós não temos mais estrutura. Por isso, fiz o requerimento pedindo para que o secretário da Saúde, juntamente com todo o governo, interceda por nós para que possamos ampliar os leitos de UTI/Covid-19 na cidade, seja nos hospitais que já existem ou mesmo com hospitais de campanha para dar guarida à população que tem sofrido tanto neste momento. Sabemos das dificuldades, de como o lençol é curto, mas precisamos urgentemente fazer com que a nossa cidade e a nossa região não padeçam diante dessa pandemia terrível que vem assolando o nosso Paraná”, ressaltou o deputado.

Leia mais:

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Imagem de destaque
PRIMEIRA FASE

Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades

Imagem de destaque
CONFIRA

Paraná lança canal on-line como mais uma fonte de informações seguras

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Com a superlotação nas UTIs dos hospitais São Lucas e Policlínica para atendimento da doença, a Prefeitura adotou medidas mais restritivas junto à população desde o último dia 15, inclusive com a atuação de uma força-tarefa composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito, que passou a fiscalizar o cumprimento da decisão.

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 29 de janeiro a 11 de fevereiro, por exemplo, houve um amento significativo de 366,66% de notificações em Pato Branco. Somente entre os dias 8 e 11 de fevereiro, foram 154 novos infectados.

Outro número preocupante, conforme o Comitê Local de Enfrentamento da Covid-19, é a taxa de positividade para os testes da doença que está em 50%. Dados epidemiológicos registrados entre os dias 8 e 14 de fevereiro em relação à busca por atendimento (notificações), casos positivos e mortes em decorrência da doença no município aponta que este é o pior momento na região, desde o início na pandemia do coronavírus.

“Pato Branco atinge ocupação máxima nos leitos de UTI do SUS para Covid-19 e esta situação de calamidade e emergência em saúde pública motiva-nos, através desta Assembleia Legislativa, a requerer a urgente e imediata intervenção do Poder Executivo como única forma de frearmos o agravamento dos casos e a consequente evolução para óbito”, frisou o parlamentar em trecho do requerimento.

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá