Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PUCPR promove webinar sobre saúde mental para professores das escolas públicas e privadas

14/08/20 às 10:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A necessidade de isolamento social trazida pela pandemia da Covid-19 levou à mudança no cotidiano de trabalho de educadores de todo o mundo, que precisaram se adaptar, literalmente da noite para o dia, ao ensino não presencial, na modalidade home office. Levando isso em consideração, o curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) organizou um webinar gratuito voltado aos profissionais da educação de todo Paraná com foco na saúde mental: “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”.

Isso porque, além de precisar repensar a própria rotina, os professores têm a preocupação de fazer das aulas remotas tão ou mais atrativas do que eram os encontros presenciais. A empreitada demanda tempo, dedicação e uma dose extra de paciência para os imprevistos que uma transmissão ao vivo pode trazer. Pesa, ainda, a saudade dos alunos, colegas e ambiente de trabalho, já que o contato pessoal nunca fez tanta falta quanto agora.

Organizado pelo curso de Psicologia do Campus Toledo da PUCPR, o evento será conduzido pelos professores Sandra Boufleur e Marcelo Horostecki, também coordenador do curso. Segundo ele, são várias as questões que têm “tirado o sono” de docentes atualmente. Horostecki aponta como principais desafios enfrentados o uso da tecnologia, a comunicação digital, o fato de muitos pais não encontrarem tempo para ajudar os filhos nos estudos e as angústias causadas pela não participação de alguns estudantes durante as aulas – será que o estudante com a câmera desligada está prestando atenção?

Leia mais:

Imagem de destaque
SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Paraná mantém liderança nacional em ranking de inovação e sustentabilidade

Imagem de destaque
PARANÁ

Polícia prende integrantes de grupo especializado em ataque a bancos

Imagem de destaque
PARANÁ

Paraná possui o melhor índice de registro de nascimentos do País

Imagem de destaque
FORTES CHUVAS

Paraná terá final de semana com alerta para tempestades; veja previsão

“A pandemia do coronavírus acelerou a educação por ferramentas remotas, e são dezenas de perguntas que fazemos a nós mesmo. Somos professores, temos uma profissão e uma vocação, mas, por outro lado, também temos nossos próprios desafios pessoais. Somos pais e mães e nossos filhos correm ao nosso redor enquanto lecionamos, a casa precisa ser limpa e a comida deve ser feita, além de tantos outros tantos desafios que a vida doméstica nos impõe”, comenta.

Nesse sentido, o objetivo do evento é promover uma conversa de professor para professor, abordando de que forma os docentes podem manter uma qualidade de saúde mental enquanto lecionam de forma remota nesse cenário de pandemia, ao mesmo tempo que têm suas próprias questões pessoais para cuidar.


Serviço

Evento: Webinar “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, promovido pelo curso de Psicologia do Campus Toledo da PUCPR

Data: 19 de agosto de 2020 (quarta-feira), às 19h

Público-alvo: edicadores de escolas públicas e privadas

Link de inscrição: https://eventum.pucpr.br/webinar-saude-mental

© Copyright 2023 Grupo Tarobá