Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Qualidade das águas continua boa no Litoral e no Interior

15/02/19 às 08:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (15) o nono boletim de balneabilidade desta temporada. De acordo com a análise semanal, a qualidade das águas se mantém própria para banho na maioria dos locais avaliados. Ponta da Pita, em Antonina, e 10 rios, canais e galerias permanentemente impróprios são os únicos pontos que não estão recomendados para banho.

Segundo a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, a qualidade das águas do Litoral e Interior tende a se manter por conta do fluxo de pessoas que vem diminuindo nesses locais.

LITORAL - Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Paraná

Imagem de destaque
ECONOMIA

PIB do Paraná cresce o dobro da média nacional em 2023, com alta de 5,8%

Imagem de destaque
CONTRATOS

Paraná representou 35% dos R$ 5,8 bilhões financiados pelo BRDE em 2023

Imagem de destaque
VISTORIA

Sanepar contrata mergulhadores para inspecionar tubulações no Rio Paraná e Lago de Itaipu

Além dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim eles estão destacados em letras maiúsculas.

INTERIOR – Todos os 17 pontos de praias artificiais e represas na Costa Oeste e Norte do Paraná estão próprios para banho. A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá