Linha 4

Publicidade

Queda de energia afeta abastecimento em bairros da Curitiba e RMC

Redação Tarobá News

Pixabay

Uma queda de energia na rede da Copel que atende estações elevatórias de água da Sanepar, deixa bairros de Curitiba sem água nesta segunda-feira (28). O problema foi registrado na noite deste domingo (27). Os bairros afetados são: Abranches, Pilarzinho, Taboão, Boa Vista, São Lourenço, Cachoeira, Barreirinha, Santa Cândida.

Em Almirante Tamandaré, também pode haver desabastecimento na Lamenha Grande. A Copel foi acionada e a previsão é de que a energia seja retomada até as 23h. Podem ser afetados também Campo Comprido e Santa Felicidade, que estavam na programação de rodízio deste domingo (27) e se encontravam com o abastecimento já sendo retomado. A previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, no período da madrugada de segunda (28).

O Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas. No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional.

A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

COMENTÁRIOS

Publicidade