Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rede de coleta de sangue do Paraná recebe câmeras para agilizar processos

08/03/23 às 20:18 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) promoveu durante esta semana um encontro entre gestores e chefias técnicas da hemorrede do Estado. Ele teve como objetivo ampliar o alinhamento de ações e planejamento de atividades.


Durante o encontro, foi anunciada a distribuição de 46 câmeras digitais para uso em todas as unidades da hemorrede do Paraná, num valor de R$ 13,9 mil. A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, disse que os equipamentos anunciados vão garantir maior controle de doadores, ampliando a segurança transfusional e permitindo maior agilidade ao processo de coleta.


“As câmeras auxiliam as unidades a verificar as doações de maneira qualificada. Durante o processo de triagem, em muitos momentos encontramos doadores com o mesmo nome, o que pode, por exemplo, levar a um processo mais detalhado de conferência, consumindo mais tempo dos profissionais. Com as câmeras, toda essa dinâmica acontece sem interrupções, o que leva a maior agilidade e evita trocas de bolsas de sangue ou perda de materiais”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense


O secretário de Estado da Saúde, César Neves, afirmou que essas reuniões garantem maior integração entre as unidades, permitindo troca de experiências para expandir coletas e doações.


“O Hemepar presta um papel imprescindível ao Paraná. O sangue é um elemento de características únicas e justamente por essa propriedade não possui substituto. Por isso, ter uma hemorrede alinhada e que trabalha ativamente para expandir seus números de coleta é de fundamental importância. As estratégias e principalmente a conscientização salvam inúmeras vidas”, destacou.


Hemepar

O Hemepar é a unidade da Secretaria estadual da Saúde responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.


Para doar 

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá