Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saiba como os vereadores de Londrina conseguiam aprovar alterações nas leis

01/02/18 às 12:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Operação ZR 3 investiga projetos de mudança de zoneamento em Londrina entre 2013 e 2017. Nesse período, o vereador Rony Alves, acusado de corrupção, conseguiu aprovar seis alterações nas leis que regulamentam o plano diretor, que incluem ocupação e parcelamento de solo e o zoneamento. Em 2013, ele pediu uma alteração pontual da rua Urico Zuglio, na Gleba Palhano, para beneficiar instalação de um supermercado em uma área residencial. Apesar dos protestos de moradores, que apontaram falhas no estudo de impacto de vizinhança, o projeto foi aprovado. 

Em 2014, Alves também defendeu a mudança de zoneamento do terreno do empresário Carlos Massa, o Ratinho, perto do Aeroporto. A Zona Industrial I, onde ficava a antiga Carambeí, passaria a ser zona comercial 4 para implantação de um centro de convenções. Uma parte do terreno, de 15 mil metros quadrados, seria doado à Prefeitura. No mesmo ano, ele também conseguiu a aprovação de dois projetos na Gleba Cambé, redefinindo o perímetro urbano e transformando os lotes em zona comercial. No ano passado, o mesmo vereador propôs e conseguiu a aprovação de alterações na Gleba Lindóia, região que está no centro das investigações do Gaeco.

Mas estão sob investigação também projetos que não foram aprovados ou que tiveram dificuldades de aprovação na Câmara. De acordo com as investigações, um grupo formado por servidores públicos, vereadores e membros do Conselho Municipal das Cidades manipulavam a tramitação de matérias conforme seus próprios interesses, contabilizando votos antes mesmo da apreciação dos projetos. Num dos trechos de conversas obtidos pelos investigadores do Gaeco, o vereador Rony Alves fala da interferência da promotora Solange Vicentin para aprovação do Concidades, conselho por onde passariam projetos de alteração de zoneamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

Imagem de destaque
TRABALHO EM ANDAMENTO

DER/PR executa reforma geral em ponte na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
EDTG

Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Imagem de destaque
VÁRIAS CIDADES

PCPR prende 11 pessoas em operação contra grupo criminoso ligado a roubos a fazendas

O dono de uma área na Gleba Lindóia denunciou uma tentativa de extorsão. Segundo ele, em 2013, o vereador Mário Takahashi pediu R$ 1 milhão para negociar a mudança de zoneamento do terreno de industrial para residencial. Ele afirma que não pagou e o projeto teria sido negligenciado. Depois de registrar o caso no Ministério Público, ele tentou novamente a tramitação, mas com monitoramento do Gaeco. Era o começo da operação ZR3, que investiga pelo menos 11 pessoas entre servidores públicos, empresários e vereadores, que já estão usando tornozeleira eletrônica. 

(Reportagem: Lívia de Oliveira)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá