Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saiba quais são as novas regras da lei Cidade Limpa em Londrina

18/01/19 às 15:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o objetivo de orientar os comerciantes quanto às novas regras da Lei Cidade Limpa –aprovadas pela Câmara de Vereadores em dezembro passado – a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informa o que mudou na legislação. 

Entre as principais alterações está o aumento no tamanho da logomarca fixada na fachada dos estabelecimentos. Antes, o anúncio indicativo podia ocupar até 15% da medida linear do imóvel. Agora a área permitida é de 30%. Construções de 12 metros entre um muro e outro, por exemplo, tiveram o espaço para identificação da empresa ampliado de 1,80m² para 3,60m². 

Outra mudança é que as instalações com recuo para estacionamento, que antes podiam apenas indicar a existência de tal comodidade, podem agora inserir a logomarca da loja no totem que orienta sobre o local de parada. Nestes casos, o anúncio não pode ultrapassar 50% do tamanho da placa da fechada. 

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

Se nos moldes anteriores a Cidade Limpa previa que a livre exploração da publicidade podia ocorrer a partir de 1 metro para dentro de áreas edificadas ou vitrines, com as novas regras essa distância caiu para 80 centímetros – espaço em que fica livre para a colocação de faixas, banners, placas e infláveis. O comerciante pode ainda adesivar e pintar as vitrines de até 3 metros, o que até então era proibido. 

Os ajustes na lei também estabeleceram o padrão 9m de largura x 3m de altura como as dimensões oficiais dos outdoors na cidade. Definiram ainda a necessidade de identificar, na base do engenho, o número da licença expedida pela CMTU. Fica proibida a instalação de outdoors, placas, painéis luminosos e digitais num raio de 90 metros onde já haja quaisquer destas estruturas. A norma, no entanto, não é retroativa e vale somente para os suportes licenciados após a aprovação das alterações. 

No quesito fiscalização, o texto aprovado pela Câmara permite que a CMTU retire ou inutilize engenhos irregulares cuja ordem para normalização não tenha sido acatada. 

Legislação - Em vigor desde 2010, a Lei Cidade Limpa modificou profundamente a paisagem urbana em Londrina. O conjunto de normas foi inspirado em legislação similar criada na capital paulista e coíbe a poluição visual, em prédios públicos e privados, mediante padrões restritivos de exploração publicitária.

Em 2018, o número de multas emitidas por propaganda irregular chegou a 52. No ano anterior, a marca foi de 45 autuações. O valor da sanção para casos de desrespeito à lei é de R$ 1 mil, com acréscimo de 100% para os reincidentes. 

Denúncias de irregularidades podem ser feitas diariamente pelo telefone 3379-7900. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com N.Com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá