Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saiba quais serviços municipais foram alterados por causa do coronavírus

25/03/20 às 08:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina alterou o funcionamento de secretarias e  órgãos municipais, com base no decreto municipal nº 350, publicado na  sexta-feira (20). O decreto apontou novas medidas de Emergência e Saúde  Pública, que serão aplicadas no âmbito dos serviços municipais. Elas são  válidas inicialmente para os próximos 15 dias, visando o combate e  prevenção ao coronavírus (COVID-19).

Com o objetivo de reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, a  legislação viabilizou o trabalho remoto para diversas atividades,  escalas e rodízio, horários flexíveis, entre outras opções. Para a  maioria dos serviços municipais, o atendimento ao público será  substituído por contato via telefone, e-mail, e demais meios de  comunicação. O decreto também institui que o atendimento presencial  deverá ocorrer apenas em casos excepcionais.

Assistência Social – Todas as unidades dos Centros  de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência  Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência  Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e a Gerência  de Transferência de Renda permanecerão em funcionamento, pois se  enquadram em serviços essenciais.

Leia mais:

Imagem de destaque
OPORTUNIDADE

Número de aprendizes no mercado de trabalho paranaense aumentou 17,5% em cinco anos

Imagem de destaque
SAÚDE

Paraná tem mais médicos por habitantes do que a média nacional, aponta pesquisa

Imagem de destaque
NOMEADO EM MARÇO

Ministério Público do Paraná empossa Francisco Zanicotti no cargo de procurador-geral de Justiça

Imagem de destaque
SORTEIO

Consumidores de cinco cidades ganharam prêmios de R$ 10 mil do Nota Paraná em abril

A solicitação de benefícios de transferência de renda deve ser  agendada, por telefone, com antecedência, no (43) 3378-0420. O  atendimento fica localizado na Rua Ermelindo Leão, 270, Jardim Parque  das Águas, aberto das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

As dez unidades do CRAS e do CREAS de Londrina atenderão o público  presencialmente das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Os  endereços e telefones, bem como área de abrangência de cada CRAS, podem  ser acessados no Portal da Prefeitura, link http://www.londrina.pr.gov.br/unidades-de-protecao-social-basica/cras

Ouvidoria-Geral – Também não haverá atendimento  presencial na Ouvidoria-Geral do Município. As solicitações podem ser  realizadas pelos telefones 3372-4350/4531/4532/4533 e 4165, de segunda a  sexta-feira, das 9h às 17h45. O canal permanece disponível no Portal da Prefeitura, todos os dias da semana.

Políticas para as Mulheres – O Centro de Formação e  Ações Integradas – Casa da Mulher, suspendeu sua agenda de palestras e  oficinas. As equipes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher  (CAM), que presta atendimento psicossocial e orientação jurídica para  mulheres em situação de violência doméstica, atuarão de forma remota,  sem deslocamento dos servidores.

Na Casa Abrigo Canto de Dália, que faz o acolhimento institucional de  mulheres em situação de violência doméstica, seguirá o funcionamento  com uma equipe presencial reduzida. Os serviços locais que encaminham as  mulheres para a Casa Abrigo, como Guarda Municipal, judiciário, forças  de segurança e outros, podem contactar o atendimento por meio de  telefone disponível 24 horas.

Trabalho, Emprego e Renda – A Secretaria Municipal  do Trabalho, Emprego e Renda suspendeu temporariamente todos os  atendimentos presenciais na Agência do Trabalhador/SINE. Serão mantidos  os serviços de emissão da carteira de trabalho digital, seguro  desemprego, consulta e oferta de vagas de trabalho, e todos estão  disponíveis online, na página https://www.londrina.pr.gov.br/sine-geral-smter.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone  (43) 3373-5700, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

CAAPSML – Fica suspenso o atendimento presencial na  Caapsml a partir desta segunda-feira (23), com exceção do setor de  Emissão de Guias. O funcionamento deste setor irá ocorrer em horário  normal, das 11 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Idoso – Permanecem suspensas as atividades nos  Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), localizados nas regiões  Norte, Leste e Oeste. Informações sobre os serviços podem ser obtidas de  segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, através dos telefones  3372-4502 e 3375-0334.

Educação – A partir de segunda-feira (23), haverá o  fechamento das escolas e Centros de Educação Infantil, municipais e  conveniados. Na sede da Secretaria Municipal de Educação, os  atendimentos serão realizados, preferencialmente, à distância, por  telefone e e-mail. Os servidores atuarão em escala reduzida e  remotamente, das 7h30 às 17 horas. O telefone da sede da SME é (43)  3375-0022.

CMTU – Na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), conforme divulgado previamente,  os serviços de atendimento ao público terão horário diferenciado com  agendamento prévio. As mudanças passam a valer na segunda-feira (23).

O Setor de Protocolo, situado no prédio administrativo da Rua João  Cândido, funcionará das 12 às 17 horas, somente mediante agendamento  prévio pelo telefone 3379-7910, das 12 às 17 horas, ou e-mail  [email protected].

E o setor de isenção tarifária também atenderá das 8 às 12 horas,  exclusivamente a quem agendar com antecedência, pelo telefone 3356-1595  ou pelo e-mail [email protected].

COHAB – Seguindo o decreto municipal, a Companhia de  Habitação de Londrina (COHAB-LD) reduzirá a oferta de atendimento ao  público. Os acessos à sede da companhia serão restritos a, no máximo, 10  pessoas no salão de atendimento, com tempo máximo de espera em oito  minutos. Também estão sendo oferecidos álcool em gel aos usuários e  servidores, locais para higienização das mãos, e orientações para  prevenir o contágio pelo coronavírus, entre outras medidas.

Idosos com 60 anos de idade ou mais poderão agendar seu atendimento,  através do telefone 3315-2233, e solicitar serviços, como emissão de  boletos, pelo https://cohabld.londrina.pr.gov.br/index.php/fale-conosco2.

Procuradoria-Geral – Os servidores que atuam na  Procuradoria-Geral do Município (PGM) atuarão nos próximos dias de forma  remota, mantendo quantitativo mínimo para atuação presencial, em  sistema de rodízio, com jornada flexível. A medida será aplicada  especialmente aos que compõem grupo de risco para o coronavírus.

Os atendimentos presenciais na PGM foram substituídos por contato via  telefone e e-mail e, em último caso, serão realizados mediante  agendamento. O e-mail institucional da PGM é [email protected], e o telefone (43) 3372-4305.

Obras- As obras prosseguirão normalmente, com o  devido acompanhando dos fiscais do Município. Quanto ao atendimento na  Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação(SMOP), ocorrerá somente por  telefone, email e SEI, nos endereços disponíveis no site da Prefeitura  de Londrina.

Quanto ao funcionamento interno da SMOP, somente serviços essenciais  estarão sendo desenvolvidos na sede administrativa, são aqueles que  exigem sistemas de informática que não podem ser acessados fora do  prédio. Em atendimento ao decreto municipal, boa parte dos servidores  vão trabalhar fora do local de trabalho.

Acesf-   O setor financeiro e cemiterial da ACESF  ocorrerão obrigatoriamente das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira,  sendo preferencialmente da seguinte forma:

Atendimento Financeiro – pelos telefones (43) 3372-7865 | (43)  3372-7892 | (43) 3372-7891 e pelo e-mail  [email protected]

Atendimento Cemiterial – pelo telefone (43) 3372-7881 e pelo e-mail [email protected]

Os dois atendimentos poderão ser realizados pelo whatsapp (43) 9.9942-7850.

Apenas em casos extraordinários ocorrerá o atendimento presencial  mediante agendamento prévio. O agendamento poderá ser realizado pelos  telefones, e-mail e whatsapp citados nos dois setores.

Cultura- A Secretaria Municipal de Cultura manterá atendimento ao público  por meio eletrônico. Os e-mails são:

Recursos Humanos – A SMRH informa que o atendimento será realizado preferencialmente por
telefone e e-mail, de acordo com cada área de atuação, conforme indicado  no quadro abaixo. O atendimento presencial, sendo realmente  necessário, somente será realizado com agendamento prévio, por
meios dos mesmos meios.

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL – DAP
GerênciaAssuntos/ReferênciaTelefoneE-mail
Gerência de PagamentosPagamentos em gerais(43) 3372-4329(43) 3372-4048
[email protected]
Gerência de Informações FuncionaisAposentadoriaLicenças, exonerações, reassunção e informações funcionais
(43) 3372-4042(43) 3372-4055
(43) 3372-4277
[email protected]




DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – DDH
GerênciaAssuntos/ReferênciaTelefoneE-mail
ProvimentoConcursos e convocações(43) 3372-4033(43) 3372-4037
[email protected]
CarreirasAvaliações e promoções(43) 3372-4583(43) 3372-4095
[email protected]
DesenvolvimentoEstágios e afastamentos para estudo(43) 3372-4036(43) 3372-4040
[email protected]




DIRETORIA DE SAÚDE OCUPACIONAL– DSO
GerênciaAssuntos/ReferênciaTelefoneE-mail
MedicinaPerícias, licenças médicas e reabilitação funcional(43) 3376-2633[email protected]
SegurançaAssuntos relacionados à Segurança do Trabalho(43) 3376-2633[email protected]
ObservaçõesPor  determinação do Ministério da Saúde, as pericias e exames de Saúde  Ocupacional estão temporariamente suspensos. MP n. 972/2020.

Fazenda-  A maioria dos serviços prestados pela  Diretoria de Arrecadação, através das Gerência de Pronto Atendimento e  Gerência de Cobrança e Controle de Arrecadação, envolve serviços que  podem ser protocolizados pelo Sistema Eletrônico de Informações(SEI) ou  extraídos diretamente do site londrina.pr.gov.br.

O atendimento ao público será feito por email e agendamento. Os  serviços que não forem contemplados pelo sistema SEI, ou que não estejam  disponíveis no site, tais como : Pedido de guias de ITBI, Certidão  narrativa de ITBI, parcelamento de débitos, emissão de extratos entre  outros, poderão ser solicitadas através do email – [email protected]

Os serviços que necessitarem de atendimento presencial serão  realizados, apenas, com agendamento. Nos dias 23 e 24 de março, o  agendamento deverá ser feito através do telefone 3372-4424 e a partir do  dia 25 deverá ser através da agenda on-line no site www.londrina.pr.gov.br.

Relação dos principais serviços que podem ser protocolizados pelo sistema SEI:

Abertura de Inscrição Imobiliária
Alteração de Proprietário ou Compromissário-Comprador de Imóvel
Apuração de ISS construção civil
Autorização de Eventos/Diversão Pública
Denúncia espontânea de débitos de ISS
Emissão ou Alteração de Alvará de Licença
Impugnação IPTU/ Taxa de Coleta de Lixo do Exercício
Recurso Voluntário ao TARF
Revisão de Área e Características de Imóvel
Revisão de Lançamento de ISS Construção Civil
Solicitação de Isenção de IPTU
Solicitações via DMS
Suspensão/Cancelamento de Lançamento Tributário com Decisão Judicial
Transferência de Débitos por Arrematação de Bens Imóveis
Tributos Recolhidos Indevidamente
Relação dos principais serviços que podem ser extraídos do site :
– Boletos Dívida Ativa (PROFIS e Parcelamentos)
– Boletos à vista
– Segunda Via de Boleto
– Valor Venal
– Certidões negativas unificada por CPF / CNPJ
– Certidão positiva com efeito de negativa CPF / CNPJ
– Certidão negativa de IPTU
– Certidão negativa de ISS / TAXAS
– Certidão narrativa IPTU- metragem
Relação dos principais serviços que podem ser solicitados por email :
– Parcelamento de débitos
– Pedido de guias de ITBI,
– Certidão narrativa de ITBI,
– Certidão Positiva
– Certidão Positiva com efeito de negativa de IPTU
– Certidão Positiva com efeito de negativa de ISS/Taxas
– Certidão Narrativa de ITBI
– Demais serviços não contemplados no site e SEI


Com N.Com

© Copyright 2023 Grupo Tarobá