Paraná

Saiba quem são os candidatos ao Senado pelo Paraná

30 set 2022 às 09:18

Dez candidatos disputam uma vaga no Senado Federal pelo Paraná nesta eleição. O primeiro turno será realizado no domingo, 2 de outubro. Além de escolher um candidato ao Senado, os eleitores também escolherão deputado estadual, deputado federal, governador e Presidente da República. 


Os eleitos para o Senado têm mandatos de oito anos, mas os processos eleitorais ocorrem a cada quatro. Em uma eleição são escolhidos dois representantes e na seguinte apenas um. O Senado representa os estados, enquanto a Câmara representa o povo. Por esse motivo, cada estado tem três represantes, independente do tamanho da população. 


O que o Senado decide 

Apesar de compor o Congresso Nacional junto com a Câmara, o Senado possui muitas atribuições privativas, que não passam pela Câmara.


Uma das principais atribuições é o processo contra presidentes da República ou ministros de Estado. Nestes casos, a Câmara, caso reúna 2/3 de seus membros, apenas autoriza a abertura destes processos.

Cabe privativamente ao Senado julgar o cometimento de crimes de responsabilidade por parte do presidente da República, que só é efetivamente afastado caso a Casa, também por 2/3, opte pela procedência da acusação. O mesmo vale para estes casos envolvendo os ministros de Estado.


Já nos casos de crimes de responsabilidade ou conexos envolvendo comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha, o processo e julgamento ocorre só no Senado, sem necessidade de autorização da Câmara. Situação semelhante a de ministros do STF e do procurador-geral da República, cujos processos por crime de responsabilidade passam exclusivamente no Senado. Em todos estes casos, são necessários 2/3 dos votos pela procedência da acusação de crime de responsabilidade para que ocorra a perda do cargo.  


Outras funções de grande importância do Senado estão a aprovação de nomes indicados ao Supremo Tribunal Federal, a indicação do procurador-geral da República e dos presidentes e diretores do Banco Central (BC).


Já na área econômica, cabe ao Senado autorizar operações financeiras externas da União, Estados e municípios; fixar limites globais de montante da dívida consolidada dos entes; tratar de limites na concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno; e determinar os limites globais no montante da dívida mobiliária de Estados e municípios.


CONHEÇA QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO SENADO

Para ajudar o eleitor a definir o voto, conheça quem são os candidatos e detalhes das candidaturas. 


Em setembro, o Grupo Tarobá entrevistou os seis candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-07859/2022 no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o protocolo da pesquisa é o BR-05619/2022.


As entrevistas foram gravadas pela coordenadora de conteúdo do Grupo Tarobá em Londrina, Patricia Chiosi, e teve sete minutos de duração.


O eleitor também poderá conhecer os outros quatro candidatos que não foram entrevistados. 


A ordem dos nomes dos candidatos segue o padrão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 



ALINE SLEUTJES (PROS)

ÁLVARO DIAS (PODE)

DESIREE (PDT)

Desirre é servidora pública federal e é de Curitiba. 

Veja detalhes da candidatura.

DR SABOIA (PMN)

Doutor Saboia é médico e é natural de Rio Negro. 

Veja detalhes da candidatura.

LAERSON MATIAS (PSOL)

Laércio Matias é bancária e é natural de Santa Catarina. 

Veja detalhes da candidatura.

ORLANDO PESSUTI (MDB)

PAULO MARTINS (PL)

ROBERTO FRANÇA DA SILVA JUNIOR (PCO)

ROSANE FERREIRA (PV)

SERGIO MORO (UNIÃO)

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá