Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Salas do Empreendedor atenderam mais de 190 mil pequenas empresas no Paraná, em 2022

10/01/23 às 09:31 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

A atuação das Salas do Empreendedor do Paraná apresentou números expressivos durante o ano de 2022. Isso porque os espaços, que funcionam como locais de atendimento para facilitar a abertura e regularização de empresas, além de ofertar serviços exclusivos para microempreendedores individuais (MEI), atenderam mais de 190 mil empresas e orientaram mais de 20 mil pessoas interessadas em abrir o próprio negócio. 


Outro dado diz respeito à oferta de cursos, capacitações e seminários, todos gratuitos. Entre 1º de janeiro e 1º de dezembro de 2022, as 363 Salas do Empreendedor do Paraná realizaram 707.951 orientações de gestão empresarial no formato presenciais; 190.086 orientações de gestão empresarial à distância; 384 oficinas; 374 palestras; 249 cursos presenciais; 196 seminários; 129 rodadas de negócios e 51 feiras do empreendedorismo, dentre outros eventos. Os espaços estão instalados em 350 municípios.


Resultados que, segundo a consultora e gestora estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae/PR, Carla Selva, refletem o importante papel que os espaços possuem, servindo como instrumento de fomento ao empreendedorismo e, principalmente, incentivo à formalização dos pequenos negócios. 

Leia mais:

Imagem de destaque
DADOS DIVULGADOS

Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições

Imagem de destaque
CONFIRA!

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

Imagem de destaque
CHUNITI KAWAMURA

Governo do Estado lamenta morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura

Imagem de destaque
ÚLTIMOS 12 MESES

107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional


“Durante a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e optaram por atividades informais. Alguns conseguiram prosperar e perceberam que o plano B poderia, na verdade, ser o caminho principal. Diante disso, as Salas estiveram à disposição para orientar, formalizar e oferecer o conhecimento básico para que os novos negócios pudessem ser bem-sucedidos”, indica Carla. 


Nesse sentido, a consultora explica que foi preciso criar um plano de expansão das Salas do Paraná, possibilitando descentralização e mais proximidade nos atendimentos. Por isso, o Sebrae/PR fortaleceu o trabalho de incentivo para que prefeituras municipais aderissem ao projeto e abrissem novas, ampliando a rede de atendimento. 


“Temos equipes que orientam e capacitam os gestores públicos para melhoria do ambiente de negócio e para abertura e gestão das salas do empreendedor, que, depois de abertas, ofertam serviços do município e da rede parceira, assim como o Sebrae. Diante da maior procura pela formalização e abertura de empresas no estado, foi preciso expandir e formar uma grande rede de suporte aos empreendedores”, justifica a consultora.


Incentivo à formalização


No Paraná, a primeira Sala do Empreendedor foi fundada em maio de 2010, no município de Cascavel, região oeste. Na época, o projeto foi implantado para incentivar o empreendedorismo local e, também, apoiar a formalização de negócios que estivessem funcionando de forma irregular. O projeto foi bem-sucedido e, atualmente, a cidade ampliou a rede e conta com outras três Salas, sendo que uma delas é itinerante. 


“Cascavel tem se desenvolvido e podemos afirmar que um dos motivos foi o aumento do número de empreendedores, que geram emprego e renda, movimentando a economia local. Por isso, as Salas sempre foram importantes porque oferecem atendimento rápido e descentralizado, atendendo às principais demandas dos pequenos negócios”, explica a coordenadora das Salas do Empreendedor de Cascavel, Viviane Muller de Souza. 


Segundo ela, somente no ano de 2022 foram emitidos mais de 21 mil alvarás e cerca de 5 mil aberturas de novas empresas ocorreram nas Salas. 


“Hoje, pelo Portal do Empreendedor, muitas pessoas abrem a empresa de forma autônoma, sem precisar ir até uma das Salas. Mas, depois, é dentro destes espaços que são ofertadas orientações sobre gestão e participação em licitações, por exemplo, o que ajuda o empreendedor a ampliar as possibilidades de atuação”, relata. 


Ainda de acordo com Viviane, grande parte da procura pelas Salas do Empreendedor em 2022 foi relativa à formalização de negócios já existentes. Para 2023, além de aumentar esse movimento, a gestora espera ampliar a oferta de capacitações e orientações.


“Estamos bastante animados, pois criamos um canal de atendimento no WhatsApp e esperamos que, por ali, possamos estar mais perto dos empreendedores, tirando dúvidas do dia a dia e oferecendo uma assistência mais rápida”, conclui a coordenadora. 


Nova Sala


Por outro lado, em Rosário do Ivaí, cidade com pouco mais de 4,5 mil habitantes, no Vale do Ivaí, no norte do Paraná, a expectativa é pela inauguração da Sala do Empreendedor, prevista para o fim de janeiro. 


De acordo com o secretário municipal de Turismo da cidade, Robson Santos, a intenção é fazer com que a Sala seja um diferencial para que os empreendedores de Rosário do Ivaí possam ter acesso a capacitações e crescer.  


“A cidade de Rosário do Ivaí necessita cada vez mais de vocação para empreender e, enquanto gestores públicos, precisamos dar o suporte necessário aos nossos empreendedores. No nosso município é isso que temos buscado: contribuir para o desenvolvimento local, principalmente com os pequenos negócios. A presença da Sala do Empreendedor nos trará inúmeros ganhos e mais benefícios ao município e seus empresários”, comemora. 

 

No município, a Sala do Empreendedor é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Rosário do Ivaí, Sebrae/PR e Fomento Paraná.


Sobre as Salas do Empreendedor


São espaços que funcionam como locais de convergência de ações e atividades do poder público municipal (prefeitura), que deve centralizar determinados fluxos de processos, relacionados ao empreendedorismo local. Nesse sentido, tem como objetivos o incentivo à legalização e à formalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; facilitar a abertura de novas empresas; e regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). 


Na prática, elas são abertas pelas prefeituras municipais em parcerias com entidades e contam com o apoio do Sebrae/PR, que monitora, orienta e avalia os trabalhos realizados, além de ofertar cursos, capacitações, gestão e consultorias de forma gratuita. 


Nos espaços, dentre os serviços oferecidos estão: orientações sobre obrigações do MEI; formalização do MEI; alteração de dados do MEI e baixa; orientação na emissão de guia de recolhimento DAS, e atendimento para profissionalização do MEI pelo Sebrae/PR, por exemplo. 


Para a abertura, basta que a prefeitura municipal busque o Sebrae/PR para solicitar capacitação dos gestores da Sala e também do agente de desenvolvimento. Será fornecida uma plataforma exclusiva da rede, que conta com cartilhas, materiais e suporte para a equipe de atendimento. Depois, a equipe do Sebrae/PR acompanha todo o processo para a abertura e começo dos atendimentos, além de avaliar os resultados para possibilitar o reconhecimento por meio do Selo de Referência em Atendimento, que ocorre, anualmente, e premia as Salas que apresentaram os melhores resultados. 


Outros números


Em 2022, nas Salas do Empreendedor do Paraná, foram atendidos 184.604 microempreendedores individuais (MEI); 7.875 microempresas e 790 empresas de pequeno porte. Também receberam atendimento 20.504 candidatos a empreendedores e 859.410 orientações sobre gestão empresarial foram realizadas nas 363 Salas, incluindo consultorias, caravanas, palestras, feiras e oficinas, dentre outras ações. Em todo o Paraná, são 935.136 MEI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá