Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saldo de empregos para jovens avança 45% no Paraná no primeiro quadrimestre

19/06/24 às 09:31 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Paraná registrou, de janeiro a abril de 2024, um saldo de 47.386 novos empregos para trabalhadores com idade entre 18 e 19 anos, um avanço de 45% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2023, quando 32.684 jovens conseguiram um emprego com carteira assinada no Estado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Com esse desempenho, o Paraná liderou o ranking de empregabilidade na Região Sul nesta faixa etária nos quatro primeiros meses do ano, superando os estados de Santa Catarina (39.664) e Rio Grande do Sul (35.022). No cenário nacional, o Estado ocupou o terceiro lugar, atrás de São Paulo (172.235) e Minas Gerais (65.082).


Os setores que mais empregaram jovens entre 18 e 29 anos no Paraná foram o de Serviços, com um saldo de 25.211 novos empregos, seguido da Indústria, com 13.210 postos de trabalho formais ocupados pela juventude, e da Construção Civil, com 3.918. Os setores do Comércio e Agropecuária criaram 3.867 e 1.180 empregos para esta faixa etária desde o início do ano, respectivamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM MARINGÁ

Homem de 46 anos morre ao ser atingido por pacote de ração

Imagem de destaque
SELEÇÃO

Educação divulga chamada complementar das últimas vagas do Ganhando o Mundo

Imagem de destaque
EM CHÁCARA

Polícia Militar desmantela estufa de maconha em Campina Grande do Sul

Imagem de destaque
RECORDE

Jogos oficiais do Estado registram 108,6 mil participantes no 1º semestre


ABRIL - O Paraná também liderou o ranking de empregos para a juventude na Região Sul no mês de abril, com 10.835 postos formais de trabalho, quase 2 mil postos a mais que o segundo colocado, o estado do Rio Grande do Sul, com um saldo de 8.697 contratos de trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos. O Estado de Santa Catarina terminou o mês com 8.198 trabalhadores jovens empregados.


Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, os dados do Caged refletem todo o esforço do Governo do Estado em promover políticas voltadas para a juventude na área do trabalho, com destaque para a realização de mutirões de emprego. Segundo ele, todas as ações realizadas no âmbito da Secretaria para a inclusão de trabalhadores jovens partem do princípio de que é necessário criar oportunidades para quem não tem experiência registrada na carteira de trabalho.


"Promovemos ações de empregabilidade que contam com a adesão de empregadores que têm a consciência de que o trabalhador jovem, recém-formado no ensino médio, superior ou técnico, precisa de apoio para ingressar no mercado de trabalho. E essa ajuda tem sido feita em todos os mutirões de emprego que realizados", destacou.


Confira a tabela nos quatro meses e por setores

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá