Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sancionada lei para que lar de idosos tenham responsável com nível superior em saúde

28/10/20 às 16:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, nesta terça-feira (27), a lei 20.362/2020 determinando que o responsável técnico pelas Instituições de Longa Permanência para Idoso (ILPIs) devem obrigatoriamente possuir formação em nível superior na área de saúde. A autoria do projeto apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná, que deu origem à lei, é dos deputados estaduais Cobra Repórter (PSD) e Ademar Traiano (PSDB).

As Instituições em funcionamento terão o prazo de 180 dias para se adequarem aos termos da lei. “Quero agradecer aqui o governador pelo entendimento. Apesar de algumas instituições sustentarem a possibilidade de administração das ILPIs sem a necessidade de habilitação técnica em saúde, entendemos, que é para o bem de nossos idosos e para a garantia de seus direitos a imposição desta obrigatoriedade”, afirmou o deputado Cobra Repórter, que é também o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa.

A lei exige ainda que a capacitação e a reciclagem do profissional devam ser realizadas de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), que determina em seu artigo 3º a capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo

“Propomos esse projeto a pedido do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, que percebeu a necessidade desses espaços de convivência dos idosos, como os asilos e outras instituições, ter como responsável técnico pessoas com formação na área da saúde para cuidar dessas pessoas que precisam de uma atenção especial. É esse profissional o responsável pelo atendimento, seja para controlar os horários e as doses dos medicamentos, ou até mesmo nos objetivos a serem alcançados em eventuais tratamentos de saúde”, explicou Traiano.

Alep

© Copyright 2023 Grupo Tarobá