Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sanepar dobra capacidade de reserva de água em Palotina

25/01/21 às 15:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Num dos anos mais quentes da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu mais de R$ 8 milhões em obras e infraestrutura para enfrentar a crise hídrica em Palotina.

A Companhia construiu na cidade um novo reservatório com capacidade para armazenar dois milhões de litros de água, aumentando em mais de 100% a capacidade de reservação. E colocou em operação um novo poço que elevou a produção de água em 1,6 milhão de litros por dia.

“Nos últimos dois anos, os investimentos da Sanepar contribuíram para que a cidade supere uma das maiores crises hídricas que o paranaense enfrenta”, afirma o gerente regional Eduardo Arrosi.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

Outra medida foi a implantação de um sistema de controle operacional que trabalha 24 horas por dia para levar água aos moradores de Palotina.

A Companhia também melhorou a infraestrutura subterrânea, com a reformulação da malha de distribuição após a implantação de oito mil metros de novas tubulações. Isto garantiu estabilidade na distribuição da água nos bairros. Uma nova adutora e mais de 15 quilômetros de redes de água atenderam ao crescimento da cidade.

Atualmente, para abastecer os cerca de 32 mil moradores, a Sanepar mantém uma rede de distribuição com mais de 330 km de tubulações. O consumo diário de oito milhões de litros é atendido com sete poços e três minas d’água que operam na capacidade máxima.

FALTA DE CHUVA – Embora as chuvas do início 2021 tragam um alívio à estiagem mais severa que o Paraná teve nos últimos anos, ainda não têm sido suficientes para recuperar totalmente o volume dos mananciais subterrâneos. “A previsão é que a situação hídrica só melhore a partir de fevereiro. Esta situação reforça a necessidade de manter o uso racional da água. O rodízio, embora seja uma medida dura, é necessário para preservar a água subterrânea e as minas que abastecem cidade”, explica Arrosi.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá