Paraná

Paraná

Sanepar realiza programa de vistorias ambientais em 13 cidades da região


Sanepar realiza programa de vistorias ambientais em 13 cidades
Foto: Assessoria

 Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu início, nesta semana, ao programa de visitas de orientação técnica e vistorias ambientais em imóveis beneficiados com obras de esgoto em 13 cidades da Região Nordeste do Estado. Três frentes de trabalho já estão percorrendo as ruas de Faxinal, Florestópolis e São João do Ivaí. Nos próximos 15 meses, o programa deve atender também Assaí, Bela Vista do Paraíso, Califórnia, Guapirama, Jacarezinho, Nova América da Colina, Santa Mariana, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

 A maioria das obras está em fase de execução, mas existem cidades em que o trabalho já foi concluído. “Vamos vistoriar as ligações executadas para saber se estão de acordo com as normas técnicas”, diz a assistente social da Sanepar e gestora do contrato, Angela Pagani.

COMO FUNCIONA

 O serviço consiste em orientar as famílias quanto à necessidade da interligação correta à rede da Sanepar, o que garante a eficiência da coleta e do tratamento do esgoto. O objetivo do Programa é a despoluição hídrica e a melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira visita é apenas de orientação; na segunda, é feita a vistoria da ligação. “Verificamos se estão ligados na rede somente os pontos que geram esgoto, se existe a caixa de gordura e, principalmente, se não tem água de chuva indo pra rede coletora”, explica Pagani.

 Os imóveis com irregularidades são notificados e recebem prazo de 30 dias para receber adequações. Os que permanecerem irregulares, após o prazo e a nova vistoria, vão integrar o relatório que será enviado para a Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal e Ministério Público. Os órgãos devem convocar os proprietários dos imóveis para justificar as condições da sua ligação e o destino dado ao esgoto.


Selecione sua cidade

Cascavel | Londrina