Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde já publicou dezenas de notas com recomendações sobre a Covid-19

30/03/20 às 15:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Desde os primeiros registros de casos de coronavírus na China, no final de 2019, a Secretaria da Saúde do Paraná está mobilizada, com todas as áreas e equipes técnicas, para o monitoramento diário da situação nos 399 municípios do Estado e recomendações aos profissionais da área.

A primeira Nota Informativa aos profissionais, publicada no dia 31 de janeiro, trouxe um panorama no mundo, com definições do Ministério da Saúde e da Secretaria, sobre transmissão, período de incubação do vírus, sinais e sintomas, recomendações sobre prevenção, utilização de equipamentos de proteção individual e indicações para notificação obrigatória de casos junto ao Ministério da Saúde e às secretarias estaduais e municipais.

No dia 2 de fevereiro, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou resolução (162/2020) que determinou a reativação do COE – Centro de Operações de Emergências, com a participação de 16 áreas técnicas. O Paraná também foi um dos primeiros a publicar o Plano de Ação e Contingenciamento para o enfrentamento da Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
CELULAR

Carteira de Identidade Funcional ganha versão digital

Imagem de destaque
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

PCPR prende 17 pessoas por tráfico de drogas durante operação em Coronel Vivida

Imagem de destaque
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 11

UEPG publica edital com 372 vagas remanescentes nos cursos presenciais

Imagem de destaque
DOENÇAS RARAS

Dia Mundial: Saúde reforça a importância do cadastro no Sidora

Neste período, o COE vem aprovando orientações dirigidas aos profissionais da saúde sobre condutas e procedimentos, considerando a ampliação de casos suspeitos e confirmados no Estado.

Por meio de doze Notas Orientativas já publicadas, a Secretaria Estadual da Saúde faz recomendações importantes que também podem servir de guia para outros segmentos como comércio, empresas e instituições públicas e privadas.

“Temos preocupação constante com os profissionais que atuam na linha de frente da saúde e no atendimento ao público e por isso as áreas técnicas da Secretaria da Saúde estão documentando e publicando orientações e recomendações. São medidas que visam reduzir o risco da contaminação e promover condições de trabalho seguras para os segmentos que seguem em atividade”, explicou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

ALINHAR INFORMAÇÕES - A coordenadora do COE e diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes, afirma que é uma grande responsabilidade alinhar as informações e produzir notas orientativas de forma concisa e prática. “São guias para os serviços e profissionais da saúde de todo o Estado”, diz ela. Os documentos tratam de diversos temas, dentre eles, sobre o cuidado com os idosos e as gestantes.

MUITAS RECOMENDAÇÕES – Outras notas orientativas foram elaboradas e estão disponibilizadas para consultas. Os documentos, publicados no site da Secretaria  tratam sobre: limpeza e desinfecção de ambientes; preparações antissépticas e sanitizantes; uso de máscaras para proteção, fabricação de equipamento de proteção individual.

Também incluem temas como recomendações para reorganização dos processos de trabalho nas farmácias do Estado; medidas que devem ser adotas para atendimento em mercados, supermercados e hipermercados; medidas de prevenção para aplicação em serviços de alimentação e serviço de delivery, alimentação adequada e saudável e medidas de orientação para tabagistas e pessoas  em tratamento de tabagismo. Todas as notas estão no site www.saude.pr.gov.br

IDOSOS– Para o maior grupo de risco do coronavírus, os idosos, a Secretaria da Saúde  orienta seu corpo técnico, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) e Estratégia Saúde da Família (ESF ), a assumir papel resolutivo frente aos casos leves da doença e de identificação precoce e encaminhamento rápido e correto dos graves, priorizando pessoas acima de 60 anos neste atendimento.

O atendimento às pessoas idosas deve ser preferencialmente em domicílio, evitando-se exposição coletiva. Idosos que buscam pronto socorro e UPAS ou qualquer outro atendimento de urgência têm a prioridade e imediata avaliação médica.

Profissionais de saúde e familiares devem orientar o idoso que hábitos de carinho e de saudação, normalmente mantidos pelos mais velhos, como beijos, abraços, aperto de mão devem ser evitados, bem como o uso público de transporte coletivo.

Outra recomendação da Secretaria da Saúde é evitar que o idoso tenha contato próximo com crianças, que podem apresentar infecção por coronavírus de forma assintomática. Caso este contato seja inevitável, utilizar máscara de proteção na criança. A a criança apresenta baixíssimo risco de complicações da doença mas, seguramente, é um importante vetor de transmissibilidade para idosos frágeis.

GESTANTES – As orientações da Secretaria da Saúde às equipes profissionais da área sobre a linha de cuidado materno infantil durante a emergência salientam que o isolamento social é condição importante para as mulheres grávidas.

Gestantes não têm demonstrado maior susceptibilidade à infecção pelo vírus, porém a gravidez e puerpério são condições especiais, que requerem monitoramento e vigilância.

Os atendimentos a esta população não foram interrompidos e segundo a Secretaria da Saúde devem seguir em ambientes seguros devidamente organizados e higienizados.

Gestantes de alto risco e risco intermediário terão as consultadas agendadas mantidas. Já, algumas consultas para atendimento de gestantes estratificadas de risco habitual, podem ser remarcadas, para a própria segurança da mulher e do bebê. Estão mantidos também os exames preconizados durante o pré-natal, inclusive ultrassonografia obstétrica precoce.

Como forma de ampliar os cuidados, Nota Técnica da Secretaria da Saúde reforça a orientação de sinais de risco na gestação; além de sangramento perda de líquido e diminuição de movimento fetal, foram incluídos os sintomas respiratórios do Covid -19, como febre, falta de ar e sintomas gastrointestinais.

A infecção por coronavírus não indica, isoladamente, a realização de parto cesariano. Não há evidências que comprovem a transmissão vertical. Parturientes em boas condições respiratórias e elevada taxa de oxigenação podem se beneficiar do parto vaginal, bem como o feto.

Não há contra indicação quanto ao contato pele a pele logo no nascimento do bebê e deve ser mantido o aleitamento materno desde a primeira hora de vida. O que se incluiu como precaução, além das boas condições da mãe e do recém-nascido, é que a parturiente use máscara cirúrgica e mantenhas as mãos higienizadas

O aleitamento materno deve ser mantido e incentivado, a preocupação e alerta da Secretaria da Saúde nesta situação é em relação ao contagio do bebê via secreções maternas e não via aleitamento.

Diante de algum sintoma respiratório, a mãe poderá extrair o leite com todas as recomendações de higienização e um cuidador poderá ofertar ao bebê usando colher ou um copinho.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá