Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde lança cartão para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

14/03/18 às 17:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o Cartão Municipal de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento é gratuito e visa garantir o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados para o portador do Transtorno do Espectro Autista, como determina a lei municipal. A partir desta semana, o formulário para solicitar o Cartão TEA está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura, por meio do do link https://goo.gl/iMyTQy.

Além do formulário, que deve ser impresso e preenchido, é preciso apresentar também cópias simples do RG e CPF da pessoa com TEA; duas fotos 3x4; e via original de atestado médico referente ao Transtorno do Espectro Autista que tenha sido emitido, no máximo, há seis meses. E em caso de pessoas com TEA com menos de 18 anos, também é necessário apresentar cópias simples de RG e CPF dos pais ou responsáveis. 

O formulário deve ser assinado pelo portador do TEA ou seu representante legal. Toda a documentação exigida deve ser entregue pessoalmente no Serviço de Apoio Social, situado na sede da SMS, na Avenida Theodoro Victorelli, 103. O atendimento é realizado das 7h30 às 16 horas. A previsão é que o cartão seja confeccionado em um prazo médio de 30 dias.

Leia mais:

Imagem de destaque

Crianã de cinco meses morre após ser espancada pelo próprio pai no Paraná

Imagem de destaque

Acidente em Nova Aurora deixa dois feridos na PR-239

Imagem de destaque
ABANDONO

Casal é detido após abandonarem filho de cinco anos sozinho em Casa

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Robôs construídos por estudantes de Cascavel participam da 16ª Campus Party

Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a expectativa da SMS é cadastrar a maioria da população com TEA no município. “Pretendemos, em abril, fazer a entrega oficial das primeiras carteirinhas, durante solenidade especial para portadores do autismo que será realizada na Câmara Municipal. Quem protocolar o pedido até 26 de março, poderá receber o cartão durante o evento, e desde já todos estão convidados a prestigiar essa ação especial”, adiantou.

O Cartão TEA terá validade de cinco anos, prorrogáveis. E em caso de perda, furto ou roubo, será possível solicitar a segunda via, sem nenhum custo ao beneficiário. 

A diretora em Serviços Complementares em Saúde da SMS, Claudia Denise Garcia, contou que para aprovação da lei municipal, foram realizados vários encontros e audiências com os pais e responsáveis das pessoas com Transtorno Espectro Autista. “A emissão da carteirinha atende a uma solicitação desses pais, já que o tempo de espera é assimilado de forma diferente para as pessoas portadoras do TEA. Essa iniciativa busca trazer uma melhora na condição de vida do autista, facilitando sua permanência em diversos espaços, e também aos seus familiares, pois conscientiza a sociedade sobre as necessidades especiais que o portador do TEA tem, evitando transtornos e constrangimentos”, detalhou.

(com N.Com)

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA O WHATSAPP DO TAROBÁNEWS: (43) 99995-1367

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá