Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde promove ações em todo o Paraná de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

30/11/23 às 15:06 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa) realizará nesta sexta-feira (01) uma série de ações em Curitiba e no Interior para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início da campanha nacional Dezembro Vermelho, de mobilização contra o vírus HIV e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Depois de 42 anos dos primeiros casos, a Aids, que representa o estágio avançado da infecção pelo vírus do HIV, já levou à morte mais de 35 milhões de pessoas no mundo. O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical).


Em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, serão ofertados testes rápidos para o diagnóstico do HIV, distribuição de preservativos internos e externos, autoteste e informações sobre prevenção. Os profissionais estarão no local, das 9 às 16 horas, para atendimento, testagens e orientações.


Junto com as secretarias municipais, o Programa de DST/Aids da Secretaria Estadual preparou uma extensa programação para marcar a data em todo o Estado. As Regionais de Saúde estão acompanhando o desenvolvimento das ações de prevenção junto aos municípios, com diversas pautas como seminários, ações nas escolas, divulgação nas mídias, nos conselhos de saúde, ações de testagem, dentre outras.

Leia mais:

Imagem de destaque
DOENÇAS RARAS

Dia Mundial: Saúde reforça a importância do cadastro no Sidora

Imagem de destaque
SAÚDE

Fiocruz alerta para circulação simultânea da Covid-19 e do vírus da gripe

Imagem de destaque
FINANCEIRO

Paraná realiza 1ª prestação de contas ao Tesouro Nacional por meio de novo sistema

Imagem de destaque
PARANÁ

Estado deve produzir 21,12 milhões de toneladas de grãos na safra de verão 2023/2024


Em 2022, o Brasil registrou 434.803 casos de HIV (infecção pelo vírus, sem o desenvolvimento da doença) e 11.238 óbitos por Aids. No Paraná, também no ano passado, foram notificados 941 casos de Aids, com 558 óbitos pela doença. Também foram 2.261 casos de HIV diagnosticados. Com dados ainda preliminares, em 2023 o Estado teve 655 casos de Aids, 124 mortes e 1.950 casos de HIV.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá