Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Mulher fortalece ações trabalhando em parceria com gestoras

03/03/23 às 08:15 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Para começar março, mês em que se celebram atividades alusivas ao Dia da Mulher, com o pé direito, a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná (SEMI) promoveu uma reunião nesta quinta-feira (02) com representantes do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná (FGMPM). Durante o encontro, foram debatidas as prioridades de ações para a proteção dos direitos das mulheres no Estado. As gestoras também trocaram informações sobre políticas em andamento.


Participaram da reunião, na Escola de Gestão, a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; diretoras e coordenadoras da pasta; gestoras de políticas para mulheres dos municípios que compõem o Fórum; a presidente do FGMPM, Terezinha Pereira; e a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus.


Na abertura da reunião, Leandre falou sobre a importância da criação da Secretaria na construção de políticas públicas mais eficazes para diminuir as desigualdades e transformar histórias de vida. “Este é um momento de diálogo. Queremos ouvir a experiência destas gestoras municipais de políticas para mulheres, pois a temática da nova pasta é transversal. Ou seja: temos a clareza de que é importante que as políticas públicas para as mulheres cheguem nos municípios, onde as mulheres vivem”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos


Em reconhecimento à luta histórica de todas as gestoras de políticas para as mulheres que a precederam, Leandre destacou a sensibilidade do governador Carlos Massa Ratinho Junior na criação de uma Secretaria para congregar as informações relativas ao tema. Ela lembrou que no dia 15 de março será realizado um workshop com todas as secretarias estaduais, no qual serão apresentadas as ações promovidas dentro da temática das mulheres.


Já a presidente do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres enfatizou que a SEMI cria um canal de diálogo com os municípios. Ela compartilhou ações e políticas públicas desenvolvidas em Maringá, onde é secretária de Políticas Públicas para Mulheres. “O governador entra para a história por ter tido a sensibilidade de criar essa Secretaria. E maior ainda será o legado que ficará com as ações colocadas em prática pela pasta a partir dos próximos meses”, destacou.


Ao final do encontro, Leandre se comprometeu a trabalhar em parceria com o Fórum e disponibilizou a equipe da SEMI para participar de todas as reuniões do coletivo de gestoras municipais. A secretária também firmou o compromisso de visitar todos os 13 municípios que o compõem e conhecer de perto os programas e práticas já colocadas em práticas nas gestões municipais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá