Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Saúde mobiliza servidores para doar sangue no local de trabalho

23/09/21 às 17:23 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Uma equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) esteve nesta quinta-feira (23) no prédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba, para a doação de sangue dos funcionários. É a primeira vez que a ação acontece. Dos 80 candidatos, todos puderam doar. O número chegou perto das doações realizadas por dia na unidade fixa do Hemepar na Capital, que recebe, em média, 100 bolsas de sangue diariamente.

O servidor Amauri Cesar Maximiano, coordenador da contabilidade da Secretaria, aprovou a iniciativa de coleta de sangue dentro do local onde trabalha. Ele contou que nunca havia doado sangue. “Foi a primeira vez. Tem muita gente que precisa, e a equipe vindo até ao local é um incentivo a mais”.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos Sistema Único de Saúde (SUS). Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações.

Leia mais:

Imagem de destaque
MARINGÁ

PCPR prende suspeito de furtar mais de dez caminhonetes com prejuízo de mais de R$ 3 mi

Imagem de destaque
CONFERÊNCIA LIVRE

Pesquisadores e professores universitários debatem perspectivas raciais na ciência

Imagem de destaque
REPRESENTANTES

Comitiva comercial dos EUA visita o Porto de Paranaguá em busca de negócios

Imagem de destaque
TEMPO

No Dia Meteorológico Mundial, Simepar destaca trabalho para subsidiar políticas e alertas

O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar a cada 60 dias, com até quatro doações no período de 12 meses. Para mulheres o intervalo é de 90 dias, com limite de três doações e no período de 12 meses.

“A iniciativa do movimento para a doação tem como objetivo ajudar o Hemepar, que está com dificuldades em conseguir doadores. Às vezes, as pessoas não vão pelo deslocamento. Trazendo a equipe até aqui, o incentivo é maior”, destaca a responsável do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da Sesa, Shirley Terezinha Folador.

Antes da pandemia, em 2018, foram coletadas 184.406 bolsas, dos 220.519 candidatos à doação. Em 2019, foram mais de 186 mil bolsas e 221.134 candidatos. No ano passado o número caiu para 170.090 bolsas de sangue coletadas e 199.341 candidatos à doação.

Neste ano, até o final de agosto, a instituição contabilizou 113.617 bolsas e 131.175 candidatos nas 22 unidades da Hemorrede. Na tentativa de melhorar o número de bolsas coletadas, o órgão adaptou todo o fluxo de atendimento para trazer segurança na prevenção da Covid-19 no momento da doação.

O agendamento é online, com o atendimento de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, com utilização de álcool gel e profissionais que atuam no atendimento devidamente protegidos.

“Precisamos de doação. Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas”, afirmou a diretora-geral do Hemepar, Liana Labres de Souza.

De acordo com ela, neste período de pandemia, sem cirurgias eletivas e sem trauma, a instituição precisa de 110 bolsas por dia para atender os 42 hospitais de Curitiba e Região Metropolitana. Com trauma, o número passa para 130 – quantidade que sobe para 180 bolsas diariamente considerando cirurgias eletivas e trauma.

PARA DOAR –É necessário ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina. Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.

APLICATIVO – O Hemogram, disponível nas plataformas do Google, é um aplicativo colaborativo desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes, com o objetivo de promover e incentivar a doação de sangue. A intenção é fortalecer o laço entre a população e as organizações de saúde que mantêm os bancos de sangue, os postos de coleta e redes de distribuição vinculados ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá