Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

SESA monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos

29/06/22 às 08:41 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o Paraná possui três casos suspeitos de Monkeypox ou varíola dos macacos. São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina. O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 9 de junho, em São Paulo.


Os pacientes possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia. As amostras dos suspeitos foram coletadas e estão em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.


Há algumas semanas a Sesa fez uma Nota Orientativa nº 01/2022 sobre o fluxo assistencial para os casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde criou uma página destinada a informações e publicações sobre a doença AQUI.

Leia mais:

Imagem de destaque
CNMP

Projeto de acolhimento a vítimas de crimes sexuais conquista 2º lugar em premiação nacional

Imagem de destaque
CAMPOS GERAIS

PCPR na Comunidade atende mil pessoas em Porto Amazonas

Imagem de destaque
EM FOZ DO IGUAÇU

Governo do Paraná promove a Primeira Conferência dos Povos Indígenas

Imagem de destaque
PARANÁ

Aumento do nível do mar pode ‘engolir’ praias do Paraná


A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.


SESA

© Copyright 2023 Grupo Tarobá