Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretários destacam sustentabilidade com energia solar no oeste do PR

17/09/21 às 12:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Secretários de Estado participaram, nesta quinta-feira (17), da inauguração oficial da Usina Fotovoltaica Nelson Paludo, em Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado. Ela está em funcionamento desde o mês de abril deste ano, abastecendo 20 unidades do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) com energia limpa. A expectativa é de que o complexo fotovoltaico gere a economia de cerca de R$ 10 mil por mês.

A usina tem uma estrutura com 304 painéis, capazes de gerar 160 mil kwh por ano. Com isso, será capaz de reduzir a emissão de 20 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente. 

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, e os secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacaram os benefícios de uma usina solar para os agricultores e também ao meio ambiente. Investimentos públicos e privados em fontes alternativas e sustentáveis são um dos principais objetivos do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
DADOS DIVULGADOS

Concurso público da Polícia Penal do Paraná registra 24.933 inscrições

Imagem de destaque
CONFIRA!

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

Imagem de destaque
CHUNITI KAWAMURA

Governo do Estado lamenta morte do repórter fotográfico Chuniti Kawamura

Imagem de destaque
ÚLTIMOS 12 MESES

107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional

Guto Silva afirmou que a economia gerada ao produtor rural é o primeiro passo para aumentar a produção no campo. “É um sistema que compensa pelo retorno que representa em economia e produtividade”, disse.

Segundo ele, em pouco mais de três anos o produtor quita o investimento em uma usina fotovoltaica. Silva acrescentou que o governo busca mais recursos para o financiamento desse sistema.

“Nossa energia é 91% limpa, preservamos as matas ciliares, temos agronegócio de ponta, produtivo, que respeita o meio ambiente. E agora vamos produzir energia solar no campo. É um caminho sem volta. É o próximo ciclo do Paraná”, afirmou Guto Silva.

O secretário Márcio Nunes destacou que o processo de licenciamento para a construção de empreendimentos desse porte recebeu uma atenção especial por parte do Governo do Estado, com o lançamento do Paraná Energia Sustentável

“Temos que aproveitar todas as formas de energias possíveis para que ela saia da tomada. Ela pode ser produzida por biomassa, solar, eólica, ondas e pequenos potenciais hidrelétricos. Agora, o pedido para esses empreendimentos pode ser feito online e se o requerente tiver todos os documentos, a licença pode sair na hora, mas com segurança técnica e jurídica”, disse. 

Segundo o diretor-presidente da Faep, Ágide Meneguette, a energia elétrica é o segundo insumo de maior custo na produção das pecuárias. "A adoção da energia solar ou da bioenergia, que tem amortização de custo em até cinco anos, reduz o gasto com a produção e, neste período, o produtor rural troca a conta de luz pela parcela do empreendimento, lembrando que ele tem uma vida útil de cerca de 25 anos”, afirmou.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acentuou a importância da energia renovável no desenvolvimento do setor agropecuário, no qual o Paraná é protagonista. Segundo ele, as perspectivas são muito positivas para o setor, principalmente em atividades que consomem mais energia elétrica, como avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura. 

“Hoje a energia é um dos principais insumos da agropecuária. Não podemos desperdiçar fontes disponíveis, sobretudo porque conseguimos avançar tecnologicamente”, afirmou Ortigara. “Foi inteligente aproveitar o conhecimento tecnológico que temos e bancar parte dos esforços dos agricultores para gerar a própria energia. E a custo zero. Tenho visto casos concretos, de redução de contas de luz de R$ 8 mil”.

AEN-PR



© Copyright 2023 Grupo Tarobá