Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Segundo portal da Mata dos Godoy é demolido

09/07/18 às 11:17 - Escrito por Redação Tarobá News

O segundo portal que dá acesso ao Parque Estadual Mata dos Godoy foi demolido na manhã desta segunda-feira (9). A demolição dos portais de acesso, de acordo com a gerência do parque,  visa garantir segurança aos visitantes e moradores da região, uma vez que as estruturas, feitas de madeira, estão comprometidas. Um laudo da Paraná Edificações de 2015 já indicava a necessidade de retirada da estrutura e o comprometimento devido às ações do tempo, pragas e também prejuízos devido ao vandalismo. De acordo com a gerente da Unidade de Conservação, Leliana Casagrande, os portais foram construídos em 1995 e as estruturas estão infestadas com cupim e a base se decompondo.

Durante a existência os portais passaram por três grandes reformas visando a manutenção das estruturas e segurança da população. A maior das intervenções envolveu a substituição das bases de madeira por concreto para reduzir a ação da umidade no local. O serviço de demolição dos portais não teve custos para o Estado, uma vez que a empresa terceirizada e autorizada pelo IAP interessada no serviço apenas solicitou o aproveitamento da madeira do portal. 

Para substituir as estruturas desmontadas, o IAP já estuda a viabilização de novos portais para a Unidade de Conservação. Reconhecido como uma Unidade de Conservação há 30 anos, o Parque Estadual Mata dos Godoy preserva ecossistemas característicos da região Norte do estado em meio à cidade de Londrina. O local tem 690 hectares de floresta, onde vivem 187 espécies de aves silvestres e 65 de mamíferos.

(com informações da AEN)

(Colaboração: Livia de Oliveira)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá