Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Servidores estaduais: Deputados aprovam fim da licença-prêmio

15/10/19 às 18:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em votação no Dia dos Professores, os deputados aprovaram projeto de lei complementar que extingue a licença-prêmio. Por 37 votos a 13, a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou em segunda votação o PLC 9/2019, que elimina o benefício e institui a licença-capacitação aos servidores públicos estaduais, condicionando-a a algumas regras. 

A alteração legislativa afeta os servidores do governo – além dos professores, policiais militares, por exemplo – e os do Legislativo e do Ministério Público. Agora, o PLC terá a leitura da redação final na próxima segunda-feira (21), e depende apenas da sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) para ter força de lei. 

Os deputados aprovaram ainda, por 38 votos a 12, a subemenda do bloco governista (grupo que engloba as emendas 24, 25, 27, 32 e 33), mas rejeitaram, por 48 a 1, a subemenda do grupo oposicionista que englobava outras 25 modicações ao texto original. As emendas aprovadas dizem respeito à carga horária dos cursos para a licença capacitação (no texto original, eram 180 horas; agora, valem cursos de 90 horas), número de cursos (o servidor pode somar mais de um curso para cumprir a carga horária mínima) e pontapé inicial da lei (ela valerá depois de 90 dias de sua sanção).

Leia mais:

Imagem de destaque
19 DE ABRIL

Dia dos Povos Indígenas: Estado reforça importância das políticas públicas transversais

Imagem de destaque
PRIMEIRA FASE

Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades

Imagem de destaque
CONFIRA

Paraná lança canal on-line como mais uma fonte de informações seguras

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Guincho tem cabine arrancada e homem morre na área de escape da BR-376

“O projeto avançou. Antes, acabava com a licença. Agora, ela ainda existe. É só ver a questão das horas. Se zer as contas das 90 horas para três meses, se vê quantos dias de folga o servidor terá”, disse Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Alep. 

Licença-capacitação 

O texto estabelece o fim da licença especial automática de três meses para cada período de cinco anos trabalhados. No caso dos militares, fica excluída a licença de seis meses a cada dez anos de serviço. Somente poderão solicitar o benefício aqueles que tiverem completado o tempo mínimo de serviço na data de publicação da lei. 

Em contrapartida, o projeto cria a licença-capacitação para os servidores em período de transição. O benefício fica condicionado à realização de um curso na área em que o servidor atua. Para aqueles que ingressarem na carreira depois da publicação da lei, não haverá qualquer tipo de licença.

Fonte:  O Paraná

© Copyright 2023 Grupo Tarobá