Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sesa confirma 36 municípios em surto de sarampo

05/12/19 às 17:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (5) o boletim com dados atualizados do sarampo no Paraná. Desde o início de agosto, quando foi confirmado o primeiro caso, já são 538 pessoas que estão ou estiveram com a doença no Estado. É um aumento de 12%, ou 59 pessoas, nas confirmações. Quitandinha, Rio Negro, São Mateus do Sul e Marechal Cândido Rondon tiveram as primeiras confirmações esta semana.

 O boletim apresenta um quadro crescente de casos em todo o Estado, sendo o maior número de ocorrências concentrado em Curitiba. “Temos 339 casos na capital do Estado, é mais de 60% do total. Mesmo com os chamamentos ainda não atingimos as pessoas, por isso mais uma vez pedimos que as pessoas tomem as doses necessárias para prevenir o sarampo”, reforça o secretário Beto Preto.

 Os adultos, com idade entre 20 e 29 anos, continuam sendo o público mais infectado com o vírus do sarampo: são 281 casos, o que representa 52% das pessoas com a doença confirmada. Por outro lado, este grupo é o que menos procura regularizar a carteirinha de vacinação. Dados do Ministério da Saúde (Sistema SI-PNI) mostram que de uma população estimada de pouco mais de 1,8 milhão de jovens na faixa de 20 anos, foram aplicadas apenas 159 mil doses da vacina durante o ano de 2019.

Leia mais:

Imagem de destaque
MATOU FILHOTES

PCPR prende em flagrante homem por violência doméstica e maus-tratos a animais em Chopinzinho

Imagem de destaque
EVENTO

PlanificaSUS reforça importância de cuidados cotidianos para preservação da saúde

Imagem de destaque
CLT

Agências do Trabalhador colocaram 17,3 mil pessoas no mercado formal em fevereiro

Imagem de destaque
60 ALUNOS

Torneio de Golf-7 para pessoas com deficiência inaugura campo revitalizado pelo Proesporte

 Toda a população, com idade entre 01 a 29 anos deve receber duas doses da vacina trípliceviral e, de 30 a 49 anos, uma dose. O Ministério da Saúde disponibilizou também a vacinação para os bebês de 6 a 11 meses, que é a chamada “Dose Zero”. O calendário nacional de vacinação indica que aos 12 meses de vida a criança deverá receber a primeira dose da trípliceviral (que previne sarampo, caxumba e rubéola) e o indicado é a aplicação da segunda dose aos 15 meses de vida com a tetraviral, que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Confira outras informações do calendário acessando o link: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao

 

MUNICÍPIOS - Curitiba está com 339 registros de sarampo.

Região metropolitana:

11 em Almirante Tamandaré; 4 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 4 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 14 em Campo Largo; 2 em Campo Magro; 36 em Colombo; 4 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu, 2 na Lapa; 1 em Mandirituba; 23 em Pinhais; 14 em Piraquara; 2 em Quatro Barras; 1 em Quitandinha; 6 em Rio Branco do Sul; 1 em Rio Negro; 18 em São José dos Pinhais.

No interior do estado as confirmações foram: 2 em Castro; 1 em Ponta Grossa; 5 em Irati; 1 em Cruz Machado; 1 em General Carneiro; 3 Paulo Freitas; 1em São Mateus do Sul; 9 em União da Vitória; 3 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 6 em Jacarezinho; 1 em Marechal Cândido Rondon; 1 em Toledo.

No litoral paranaense a cidade de Matinhos tem 1 confirmação.

 VACINAÇÃO – As doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Estado. A Sesa recomenda que as pessoas levem a carteira de vacinação até o local e, caso não tenha o documento, não há problema. A pessoa será vacinada da mesma forma e receberá uma nova carteira de vacinação.

 Para conferi todas as informações do Boletim, clique no link: www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3473

© Copyright 2023 Grupo Tarobá