Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sete municípios em epidemia reforçam o alerta para a dengue

19/11/19 às 16:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) divulga hoje (19) o Boletim Epidemiológico semanal que monitora os casos de dengue no estado: são 205 novos casos confirmados.

O total de casos aumenta de 1.029 para 1.234 e as notificações passam de 10 mil em todo o Paraná.

 “São números preocupantes e o Governo do Estado segue reforçando a orientação para que toda a população verifique e elimine os possíveis locais de formação de focos do mosquito transmissor da dengue: o “Aedes Aegypti” se prolifera em locais que acumulam água parada; os focos estão nos quintais das residências, nos pratos de plantas, ralos, pneus, garrafas, lixeiras, lajes, sucatas e restos de materiais de construção, entre outros. Estamos com uma campanha de conscientização nos veículos de comunicação e redes sociais de todo o estado alertando sobre o perigo da dengue e destacando as medidas de combate”, afirmou o secretário Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONTRA PATRIMÔNIO

PM promove exercício simulado de Combate aos Crimes Violentos

Imagem de destaque
PRISÃO PREVENTIVA

PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Mangueirinha

Imagem de destaque
LEONARDO RIBEIRO

Curitiba e Paranaguá recebem visita do secretário nacional de Transporte Ferroviário

Imagem de destaque
NOVO DISPOSITIVO

Governo do Estado institui Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

 O boletim epidemiológico aponta que 898 casos são autóctones, o que significa que as pessoas foram infectadas nas cidades de residência.

 O município de Santa Isabel do Ivaí, em situação de epidemia, confirmou nesta semana 93 novos casos, e o de Inajá, 66. “A situação de epidemia é  definida quando o município registra, proporcionalmente, 300 ou mais casos de dengue por 100 mil habitantes”, explica o técnico Ronaldo Trevisan, da Divisão de Vigilância Ambiental da SESA.

Também estão em epidemia: Nova Cantu, Quinta do Sol, Ângulo, Floraí, Uniflor.

 Chikungunya - O informe da SESA confirma também um novo caso de chikungunya registrado em Curitiba. A doença também é transmitida pelo “Aedes Aegypti”.

Agora são 5 casos de chikungunya neste período de monitoramento, com início em 28 de julho. Os outros registros foram em Araucária, Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo. Todos os casos são importados, ou seja, as pessoas contraíram a doença fora do local de residência.

As medidas preventivas de combate à dengue também valem para a chikungunya.

 Sintomas - Os principais sintomas da dengue são febre alta, com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, perda de paladar e de apetite, náuseas e vômitos, cansaço e erupções e manchas avermelhadas pelo corpo.

Na chikungunya, os sintomas são semelhantes, mas persistem por mais tempo.

SESA

© Copyright 2023 Grupo Tarobá