Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Simepar apresenta ações de inovação para cidades sustentáveis

17/06/21 às 17:52 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Simepar apresentou as linhas de ações no desenvolvimento de cidades resilientes no Estado do Paraná. A palestra do engenheiro hidrólogo e pesquisador da empresa, Arlan Scortegagna, aconteceu no evento online do CityHub, sobre “Inovação e Sustentabilidade para transformação das cidades”, realizado nesta quarta-feira (16).

O Simepar é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Em sua apresentação, Scortegagna descreveu a infraestrutura composta por mais de 100 estações automáticas, três radares meteorológicos e uma série de equipamentos, que dão suporte ao monitoramento, tais como barcos autônomo, drone e o recém-chegado avião VTOL.

De acordo com ele, o Simepar é bastante conhecido como fonte de previsão do tempo, mas são diversas linhas de frente em projetos operacionais e projeto de pesquisa que contribuem, inclusive, com o enfrentamento à crise hídrica atual.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Quarta parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Imagem de destaque
AMPLIAÇÃO

Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu

Imagem de destaque
CONFIRA

Agências do Trabalhador têm 17,4 mil vagas em todas as regiões do Paraná

“O Sistema é responsável pela prestação de serviços de monitoramento, previsão meteorológica, hidrológica e ambiental”, disse.

“Para fazer previsão com assertividade, e também qualquer estudo, precisamos de séries de dados, retiradas, por exemplo, da rede hidrometeorólogica do Simepar, que cobre todo o Paraná. Nossas estações são todas automáticas, transmitem dados em tempo real, passam por um rigoroso controle de qualidade e permitem monitorar impressionantes 199.000 km2, ou seja, uma área que por 10.000 km2 não é equivalente à Grã-Bretanha”, disse Scortegagna.

PARCERIAS - O engenheiro hidrólogo destacou, ainda, que o Simepar atua em conjunto com a Sedest, o Instituto Água e Terra (IAT), a Copel, a Sanepar e a Agência Nacional das Águas (ANA), para o monitoramento de dados e a geração de informações que contribuem para tomadas de decisões referentes à crise hídrica.

Entre os projetos ambientais em desenvolvimento, estão o Programa Paranaense de Mudanças Climáticas (ParanáClima), o Programa Monitor de Secas do Brasil, o P&D Desligamentos junto à Copel/Aneel, o Sistema de Suporte à Decisão do Sistema Cantareira/Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), e a Modelagem Hidrometeorológica dos Mananciais Paranaenses.

“Para realizar esses programas, investimos em diversas tecnologias, desde o sensoriamento remoto até a Internet das Coisas (IoT), que surgiu mais recentemente para densificar nossas medições. Além disso, temos investido em equipamentos e tecnologias de Hidrometria, a fim de melhorar as estimativas de vazão, e em Inteligência Artificial e técnicas de espacialização que permitem estimar com mais precisão a precipitação para fins de modelagem em rios”, afirmou.

CITYHUB – O evento organizado pelo CityHub conectou indústrias de diferentes setores, empresas de todos os portes, centros de pesquisa e inovação e startups. O objetivo foi impulsionar o desenvolvimento e a implantação de soluções voltadas às cidades inovadoras, mais inclusivas, acolhedoras e ambientalmente responsáveis.  

Todas as palestras podem ser vistas no link: CityHub - YouTube.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá