Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Simepar confirma que tornado atingiu área rural

08/01/18 às 10:31 - Escrito por Liliane Dias
siga o Tarobá News no Google News!

O Simepar confirmou que um tornado atingiu uma propriedade em Vila Flórida, em Toledo, na tarde de sábado (6). A tempestade classificada como F1, durou menos de quatro minutos e os ventos passaram de 110 km/h. 

Conforme o que foi relatado, o vento forte arrancou o telhado de um chiqueirão e deixou muitos prejuízos materiais. Não houve relatos de vítimas e o Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado. 

A classificação de tornados vai de F0 a F5. O que atingiu Toledo é caracterizado por ventos entre 115 km/h e 175 km/h, pode destelhar casas, tombar caminhões e desviar carros em movimento de estradas.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná

Imagem de destaque
R$ 30 MILHÕES EM BENS

Empresários são alvos da PF por suposto desvio milionário do SUS

Imagem de destaque
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fundação Araucária vai apresentar NAPI Hidrogênio Renovável no dia 6

Imagem de destaque
VEJA OPÇÕES

Vence nesta terça-feira a quarta parcela do IPVA para veículos com final de placa 9 e 0

Veja como funciona a classificação de tornados: 

F0
Ventos com velocidade entre 65 km/h e 115 km/h. Podem causar danos leves, como prejuízos em chaminés, arrancar galhos e árvores ou destruir placas e cartazes.

F1
Ventos entre 115 km/h e 175 km/h. Danos moderados. Podem destelhar casas, tombar caminhões e desviar carros em movimento de estradas.

F2
Ventos com velocidade entre 175 km/h e 250 km/h. Danos consideráveis. Telhados inteiros são levantados, grandes árvores, arrancadas. Objetos viram mísseis.

F3
Entre 250 km/h e 330 km/h. Danos severos. Derrubam telhados e paredes. Descarrilam e tombam trens. Arrancam árvores e as erguem do chão e atiram longe carros pesados.

F4
Velocidades dos ventos entre 330 km/h e 415 km/h. Danos devastadores. Podem demolir casas. Carros e edifícios com fundações frágeis são atirados a distância.

F5
Velocidades entre 415 km/h e 510 km/h. Danos inacreditáveis. Arrancam e atiram longe casas. Carros vão parar a mais de 100 metros de distância.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá