Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sistema de Agricultura do Paraná debate prevenção da influenza aviária

19/04/23 às 08:27 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A parceria entre produtores rurais, municípios e governo estadual é fundamental para impedir que a gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) chegue às granjas comerciais do Paraná. O assunto foi debatido nesta terça-feira (18) em Francisco Beltrão, no Sudoeste, com lideranças da região e a equipe do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri).


Com a participação de lideranças municipais, produtores, estudantes, técnicos e entidades do setor, o evento, que aconteceu no anfiteatro da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep), faz parte de uma série de ações do governo estadual para orientar sobre a enfermidade.


O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que coordenou a reunião, disse que a avicultura paranaense tem importância reconhecida mundialmente, com 4,8 milhões de toneladas de carne de frango produzidas em 2022, o que representa mais de um terço da produção nacional e 40% da exportação brasileira de aves.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Imagem de destaque
VEJA ORIENTAÇÕES

Vigilância Sanitária dá dicas sobre compra de peixes durante a Semana Santa

Imagem de destaque
FIM DE SEMANA

PRF apreende mais de 700 mil maços de cigarros contrabandeados

Imagem de destaque
SEGUNDO LOTE

Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina disponível


“Nós estamos em risco, e é por isso que temos reforçado as medidas de biossegurança. Se esse é o nosso ganha pão, então devemos tratar de forma muito correta e profissional, com os melhores protocolos”, disse Ortigara.


Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o apoio das prefeituras é essencial para colocar em prática o plano de contingência. “Já estivemos com o Ministério da Agricultura, estamos discutindo estratégias, e precisamos estar preparados e impedir que essa doença chegue à nossa avicultura. Nesse momento a sociedade tem que se unir”, destacou.


O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, ressaltou que a entidade também abraçou a causa e está à disposição para colaborar nas ações de prevenção e conscientização. “Colocamos nossos servidores para ajudar nesse trabalho”, afirmou. Além disso, a entidade tem trabalhado para envolver toda a comunidade na prevenção e não apenas os produtores. “O trabalho tem de ser integrado, que todas as instituições somem suas qualidades”, disse.


O prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, falou sobre a importância do trabalho dos municípios e do setor produtivo da região com o governo estadual para o combate à doença. “Não é um problema do agricultor, do campo, mas de toda a sociedade”, afirmou.


TRABALHO – O Governo do Paraná intensificou a prevenção já em outubro do ano passado, quando os primeiros casos surgiram em países da América Latina. Entre as medidas, o Estado solicita ao Ministério da Agricultura tornar a região Sul uma unidade autônoma. Assim, mesmo a ocorrência da doença em outras regiões não causaria prejuízo aos produtores do Sul. Também foram reforçadas as orientações aos avicultores e profissionais que atuam nas granjas; promovidos treinamentos teóricos e práticos para os fiscais da Adapar, entre outras ações.


A Adapar tem feito vigilância ativa em quase 450 propriedades rurais – cerca de 15 mil amostras já foram analisadas e todas negativas para influenza aviária. Além disso, todas as suspeitas são atendidas imediatamente, em até 12 horas da notificação. A Adapar está em contato com outros órgãos que trabalham com aves silvestres e tem intensificado as fiscalizações na biosseguridade das propriedades.


DOENÇA – A gripe aviária, ou influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente. A influenza aviária de alta patogenicidade é caracterizada, principalmente, pela mortalidade elevada de aves, que pode ser acompanhada por sinais clínicos, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.


APOIO – O evento organizado pelo Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) teve apoio da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), do Conselho da Sanidade Agropecuária (CSA) da região, da Prefeitura de Francisco Beltrão, da Associação Comercial de Francisco Beltrão, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef), além da Unisep e da Central de Carregamentos (CCA).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá