Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sorvete de tilápia: projeto premiado da Unioeste é destaque no Governo 5.0

17/11/22 às 15:34 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) levou para o evento “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”, que acontece em Foz do Iguaçu, o inovador projeto Sorvete de Tilápia. No encontro, que reúne secretários estaduais e dirigentes de autarquias, prefeitos dos 399 municípios paranaenses, universidades e entidades, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste, Ana Maria da Silva, apresentou o premiado trabalho desenvolvido por ela.

Além de ser uma sobremesa refrescante para todas as pessoas, nos dias quentes, o sorvete em geral é um aliado de pacientes que enfrentam o câncer, por minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, como úlceras e feridas na boca, alterações no paladar, enjoos e vômitos. O Sorvete de Tilápia vai além, pois é um produto rico em proteína, sem ter o gosto marcante de peixe. A doutoranda desenvolveu o sorvete como forma de ajudar a filha, que enfrentava um câncer. Usando biotecnologia, Ana Maria conseguiu transformar a carne da tilápia em uma pasta líquida, para inseri-la no sorvete e deixá-lo mais proteico.


O projeto faz parte das ações e programas disponibilizados no estande da Superintendência Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). "Com o apoio da Unioeste, trouxemos ao evento o Sorvete de Tilápia para mostrar como exemplo do que temos feito com ciência no Paraná. Uma ciência de ponta e pesquisa de ponta em todas as universidades estadual", disse o superintendente da Seti, Aldo Bona. "Este é um projeto que parte de uma necessidade real de alimentação para as pessoas, principalmente as que estão em tratamento de câncer, já que adiciona a proteína do peixe ao sorvete, com grande contribuição aos pacientes. Mostramos esse projeto para compartilhar com os prefeitos e lideranças um pouco da ciência feita no nosso Estado", destacou Bona. 

Leia mais:

Imagem de destaque
PARANÁ

Trabalhador sofre traumatismo craniano ao ser atingido por árvore

Imagem de destaque
SAIBA QUAIS

Outono começa com previsão de geada para 3 regiões

Imagem de destaque
REDE ESTADUAL

Estudantes agora podem pedir transferência de colégio de forma online

Imagem de destaque
VEJA RANKING

Maringá é a cidade com melhor saneamento do Brasil; Paraná tem 5 municípios no top 15


A engenheira de pesca e mestre em biologia marinha, Ana Maria da Silva, afirmou estar feliz com a oportunidade de mostrar o projeto. "Espero que logo possamos ver o produto no mercado, para que as pessoas que passam por tratamento contra o câncer possam receber esse abraço, esse conforto de degustar o sorvete após passar por quimioterapia", afirmou. Ela ressaltou a importância de um aporte de investimentos para a instalação de um laboratório de prototipagem, a fim de finalizar o produto e fazê-lo chegar ao mercado. "Vislumbramos, também a implantação de testes clínicos com pacientes com câncer", disse. 


A novidade surpreendeu o prefeito  de Arapuã, Deodato Matias. "Nunca tinha experimentado sorvete de tilápia. Achei muito saboroso e me disseram que é muito nutritivo. Sem dúvida uma grande inovação", disse ele.  “É diferente, muito bom e me parece bastante nutritivo. Vejo com boa perspectiva de futuro, basta os gestores públicos entenderem a necessidade de levar esse alimento para as escolas, inserir no cardápio das refeições para os estudantes. Essa medida seria um avanço grande para as crianças e para expandir o projeto”, disse vereador Cabo Cassol, de Foz do Iguaçu. “Também é preciso ressaltar a importância na produção de peixes. Aqui em Foz estamos às margens de um dos maiores lagos do mundo e a produção pode ser explorada em cadeia industrial. Basta acreditar no projeto que, tenho certeza, dará certo”, afirmou.


RECONHECIMENTO – O doutorado na Unioeste está no contexto da expansão do mercado de tilápias no Paraná. A produção de peixes de cultivo cresceu 9,3% no Estado em 2021, o que o consolidou como líder nacional no segmento. O projeto tem se destacado em prêmios internacionais. Em outubro deste ano, Ana Maria representou a Unioeste no Seafood Show Latin America (primeira edição), principal encontro da cadeia produtiva do pescado na América Latina, em São Paulo. O sorvete com proteínas hidrolizadas de tilápia conquistou o terceiro lugar na Maratona de Inovação do Pescado no AgriFutura.


TRAJETÓRIA - Ana Maria começou sua pesquisa ainda na graduação, em 2008, quando se viu envolvida no programa de inserção do pescado na alimentação escolar no município de Marechal Cândido Rondon, transformando a tilápia do pequeno produtor em CMS (carne mecanicamente separada) para, a partir disto, elaborar produtos saudáveis para as crianças das escolas municipais.

A acadêmica fez o seu mestrado no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, trabalhando com o desenvolvimento de produtos à base de pescados marinhos com a comunidade de pescadores artesanais do município de Arraial do Cabo (RJ).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá