Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Suspensa licitação de Moreira Sales para contratação de sistemas informatizados

11/04/18 às 13:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu medida cautelar que determina a imediata suspensão da licitação da Prefeitura de Moreira Sales (Centro-Oeste) para a contratação de empresa para fornecimento de sistemas informatizados, no valor máximo de R$ 385.700,00.

A cautelar foi concedida pelo conselheiro Fernando Guimarães em 26 de março; e homologada na sessão do Tribunal Pleno realizada no dia 5 de abril.

O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Governançabrasil S/A Tecnologia e Gestão em Serviços em face do Pregão Presencial nº 16/2018 do Município de Moreira Sales. A representante alegou que não consta no edital da licitação a descrição mínima do treinamento requisitado para os usuários dos sistemas informatizados.

Leia mais:

Imagem de destaque
DENGUE

Novo boletim registra mais 37 óbitos e 34,2 mil casos no Paraná

Imagem de destaque
URGÊNCIA

Hemepar pede doações de sangue em todo PR; saiba como ajudar

Imagem de destaque
PRIMEIRO BIMESTRE

Comércio paranaense cresceu 6,9% nos primeiros meses de 2024, melhor resultado do Sul

Imagem de destaque
CERIMÔNIA CIVIL

Casamento comunitário é realizado na Cadeia Pública de Paranavaí

 

Critérios

O conselheiro do TCE-PR afirmou que o instrumento convocatório não deixa claro o modo como devem ocorrer os treinamentos aos usuários dos sistemas, impossibilitando que os licitantes possam formular seus preços de forma adequada.

Guimarães ressaltou que o edital deixa a definição do treinamento a ser realizado a critério da empresa vencedora da licitação, sem fixar critérios objetivos, pois não são especificados a quantidade de pessoas que devem ser treinadas e nem o grau de aprofundamento, a carga horária, o programa, o prazo, o local e o material didático do treinamento.

O relator do processo destacou que a ausência de tais critérios impossibilita que a Administração Pública exija do vencedor da licitação a devida prestação dos serviços contratados, pois não pode cobrar por aquilo que não definiu ou definiu de modo precário.

Assim, o conselheiro considerou necessária a suspensão da licitação no estado em que se encontra. O Tribunal determinou a intimação do Município de Moreira Sales para o cumprimento imediato da decisão. O município deve informar as providências tomadas, caso altere as previsões editalícias definidas de forma incompatível com a Lei de Licitações.

TCE-PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá