Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TCE determina anulação de licitação para contratação de profissionais em Ivaté

19/12/19 às 16:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná determinou que a Prefeitura de Ivaté anule, em até 15 dias, o Pregão Presencial nº 60/2019. A licitação, que estava suspensa desde agosto por força de uma medida cautelar do TCE-PR, objetivava a contratação, pelo valor máximo de R$ 183.319,98, de empresa que fornecesse pessoal para exercer as funções de agente de endemias, farmacêutico e servente de limpeza e outros serviços gerais, com a intenção de atender às necessidades desse município do Noroeste paranaense.

Os conselheiros deram parcial provimento a Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela Insect Comércio, Dedetização e Serviços Ltda. a respeito do certame. Na petição, a licitante apontou para a existência de inconformidades no edital e na realização da disputa.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, reconheceu quatro delas como efetivamente irregulares: a ausência, na minuta do contrato, de critérios de atualização monetária em caso de pagamentos atrasados feitos pela administração municipal; a exigência, como requisito para habilitação das licitantes, de comprovação de registro junto ao Conselho Regional de Administração (CRA); a obrigatoriedade, para o mesmo fim, de registro da empresa em serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho e de comprovação de posse de programas de segurança e saúde laboral; e a exigência de as interessadas apresentarem cópias autenticadas de documentos e declarações com firma reconhecida.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA DADOS

Pesquisa do IBGE aponta nascimentos em queda e casamentos em alta no Paraná

Imagem de destaque
CULTURA AFRICANA

Secretaria da Educação lança caderno para estudo da cultura afro-paranaense nas escolas

Imagem de destaque
PROVA NO DIA 14

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

Imagem de destaque
OPORTUNIDADES

Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos

O conselheiro apenas discordou da peticionária a respeito da falta de resposta da prefeitura a um pedido de esclarecimento formulado pela empresa, já que ficou demonstrado que a representante equivocou-se ao encaminhar a comunicação a um endereço eletrônico inexistente. O posicionamento de Bonilha corroborou o entendimento manifestado pela instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR e pelo parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) sobre o caso.

Os demais membros do Tribunal Pleno do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator, na sessão de 27 de novembro. O prazo para a comprovação de anulação do certame passará a contar a partir do trânsito em julgado do processo. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 3742/19 - Tribunal Pleno, publicado em 11 de dezembro, na edição nº 2.204 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá