Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TCE esclarece reversão de aposentadoria por invalidez de servidor

19/09/19 às 13:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O servidor cuja aposentadoria por invalidez tenha sido cessada em razão da extinção da incapacitação deve ser revertido para o cargo de origem. Caso tal cargo tenha sido extinto, ele pode ser aproveitado em outro cargo de atribuições e complexidade semelhantes, com nível de escolaridade e vencimentos iguais aos do cargo de origem, em respeito ao princípio do concurso público, expresso no inciso II do artigo 37 da Constituição Federal (CF/88).

Caso tal aproveitamento não seja possível, o servidor deve ser colocado em disponibilidade, com os vencimentos do cargo de origem proporcionais ao tempo de contribuição, até que seja possível o aproveitamento, nos termos do parágrafo 3º do artigo 41 da CF/88.

Leia mais: TCE-PR

Leia mais:

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Imagem de destaque
VEJA ORIENTAÇÕES

Vigilância Sanitária dá dicas sobre compra de peixes durante a Semana Santa

Imagem de destaque
FIM DE SEMANA

PRF apreende mais de 700 mil maços de cigarros contrabandeados

Imagem de destaque
SEGUNDO LOTE

Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina disponível

Essa é a orientação do Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em resposta à Consulta formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Carlópolis, José Merhi Mansur, na qual questionou sobre a possibilidade de reversão de servidor cuja aposentadoria por invalidez tenha sido cessada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em cargo com remuneração e nível de escolaridade diferentes, uma vez que o cargo anteriormente ocupado já teria sido extinto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá