Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tecpar vai coordenar evento de biotecnologia com foco em terapias e diagnósticos

03/10/22 às 10:27 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), designado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) como coordenador do segmento da saúde do Roadmap Biotecnologia 2031, estará presente no 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas, evento com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados que acontece de 18 a 20 de outubro, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba.


O Tecpar é um dos apoiadores do encontro promovido pela Fiep e Sebrae-PR, que vai colocar em pauta os temas mais relevantes em inovação e soluções voltadas à biotecnologia em saúde.


A iniciativa é um mapeamento dos caminhos de construção para o setor de Biotecnologia no Paraná, tendo como horizonte temporal o ano de 2031. O Tecpar tem papel de articulador de ações de curto, médio e longo prazo no segmento da saúde, incentivando a indústria com aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
TEMPO

Paraná tem alerta laranja para tempestades com ventos de até 100 km/h

Imagem de destaque
PARANÁ

Ciclo de violência psicológica contra a mulher tem três fases, alerta Polícia Civil

Imagem de destaque
SAFRA

Primeira safra de batata rende 392,2 mil toneladas no Paraná

Imagem de destaque
SAÚDE

Paraná tem o menor índice do Brasil de mortalidade de meninas de até 5 anos


“O Tecpar já é um parceiro da indústria paranaense, com apoio ao desenvolvimento econômico por meio de seu complexo laboratorial e com prestação de soluções tecnológicas, e, com ações como essa, incentiva a indústria para aplicação de biotecnologia orientada para a saúde humana e animal”, destaca o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, que participará da abertura do evento.


Nos três dias do Encontro de Rotas Biotecnológicas, os participantes acompanharão as principais atualizações e perspectivas sobre temas como terapias e diagnósticos avançados, pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico, inovações, medicina de precisão, legislação e assuntos regulatórios.

A participação será no formato presencial e também com transmissão online, com acesso gratuito mediante a doação de um pacote de fraldas, que será repassado para o Hospital Pequeno Príncipe. 


PROGRAMAÇÃO – Na lista de palestrantes estão especialistas de instituições renomadas na área de saúde, como Anvisa, Fiocruz-PR, Fiocruz-BA, Hospital Sírio-Libanês, Instituto Butantan, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Também participam representantes da Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Faculdades Pequeno Príncipe e Senai-PR.


As palestras internacionais serão ministradas pelos professores doutores Augusto Claudio Cuello, da McGill University (Canadá), que vai falar sobre “Degeneração e regeneração neuronal: lições aprendidas e o caminho a seguir”; e James Yoo, do Instituto de Medicina Regenerativa Wake Forest (EUA), que abordará o tema “Abordagens de bioimpressão para construir tecidos complexos para aplicações translacionais”.


ARTIGOS CIENTÍFICOS – No último dia do evento serão premiados os melhores trabalhos científicos ligados ao tema, que foram selecionados por meio de uma parceria com o Tecpar. Os artigos aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos canais do evento. Além disso, os autores dos 15 melhores trabalhos serão convidados a submeter seus artigos para divulgação na revista científica do Tecpar, o Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá