Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Teste de Integridade das urnas eletrônicas será no edifício-sede do TRE-PR

08/09/22 às 13:21 - Escrito por TRE
siga o Tarobá News no Google News!

O edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está sendo preparado para receber, no dia 2 de outubro, o Teste de Integridade das urnas eletrônicas. 


Os trabalhos são conduzidos pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), presidida pela juíza de Direito Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi. 


“No sistema eleitoral brasileiro, a auditoria é realizada desde 2002, justamente para conferir a lisura e a transparência do processo eleitoral. Neste ano, vai ser um pouco diferente. Até o ano passado, eram quatro urnas auditadas e agora serão 35 urnas”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRA

Cohapar entrega 30 casas e 45 escrituras públicas para famílias de Primeiro de Maio

Imagem de destaque
PARCERIA

Fomento Paraná recebe representantes de agências de fomento e do Sebrae de outros estados

Imagem de destaque
GRANDE DESTRUIÇÃO

MPPR oferece denúncia contra homem que incendiou colégio estadual em Itaúna do Sul por ciúmes da namorada

Imagem de destaque
BOLETIM DA FIOCRUZ

Paraná apresenta tendência de aumento de síndromes respiratórias graves no longo prazo


Vinte e sete equipamentos serão auditados no Teste de Integridade no TRE-PR para conferir a captação e a contagem dos votos e oito urnas passarão por um teste nos sistemas, nas próprias seções eleitorais.


Acesse a página da Auditoria da Votação Eletrônica 

Confira o Calendário das Auditorias 


Logística


Com o aumento no número de urnas auditadas no Teste de Integridade, houve a necessidade de realizar o procedimento, que antes acontecia em uma sala no Fórum Eleitoral de Curitiba, em um ambiente mais amplo. O local escolhido foi a Biblioteca do TRE-PR. 


Quatro mil livros foram retirados e armazenados em um espaço reservado da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR).A preparação começou no mês de julho. O ambiente ainda está em processo de estruturação, com a execução de pequenas reformas e a instalação de mobiliário, e deve estar finalizado em meados de setembro.


O local passou por adequações como pintura e instalação de infraestrutura elétrica para as urnas eletrônicas que serão auditadas. As modificações também devem suprir as mais de 30 câmeras de filmagem que funcionarão para gravação e transmissão 24 horas da auditoria, além de outros equipamentos.


O espaço permanecerá montado até alguns dias após o 2º turno, que acontecerá no dia 30 de outubro. As auditorias são públicas e podem ser acompanhadas por qualquer cidadã ou cidadão, além das entidades fiscalizadoras previstas na legislação.


Ao todo, foram usadas mais de 30 mesas, 80 cadeiras, aproximadamente 20 conjuntos de longarinas (cadeira unidas em uma única fileira) e 27 suportes de urnas de lona. Também serão usadas mais de 15 mil cédulas de papel, cartelas adesivas, crachás, banners, cartazes e material diverso de escritório.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá