Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Transferência de pároco de Rolândia gera insatisfação nos fiéis

14/12/17 às 22:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Depois da polêmica transferência do monsenhor Gafá da Catedral de Londrina, a decisão do arcebispo Dom Geremias de transferir o pároco da igreja matriz de Rolândia enfrenta resistência dos fiéis.

Monsenhor José Agius veio da Ilha de Malta aos 20 anos, ainda seminarista, a convite de Dom Geraldo Fernandes. Na época, estudava teologia em Curitiba e passava as férias em Rolândia. Oito anos depois assumiu a paróquia, uma igreja ainda inacabada. Ele não só concluiu, como reformou dentro e fora e também a praça da igreja.

Entre as obras ao longo dos anos estão a torre de sinos, o centro pastoral, paróquias e salas comunitárias. Trabalho que sempre foi além da religião. A mudança na arquidiocese de Londrina atingiu em cheio o padre José, como ainda é conhecido. Foram duas visitas de Dom Geremias Steinmetz, uma para anunciar a transferência de paróquia e outra para confirmar.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMUNIZAÇÃO

Um mês após início da vacinação da dengue, Paraná chega a 56% de doses aplicadas

Imagem de destaque
VEJA ORIENTAÇÕES

Vigilância Sanitária dá dicas sobre compra de peixes durante a Semana Santa

Imagem de destaque
FIM DE SEMANA

PRF apreende mais de 700 mil maços de cigarros contrabandeados

Imagem de destaque
SEGUNDO LOTE

Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina disponível

Quando completasse 50 anos como pároco, em setembro de 2019, a intenção era se aposentar, mas continuar na cidade como sacerdote. A transferência pegou não só o monsenhor de surpresa, mas também os fiéis e toda a cidade de Rolândia.

A comunidade chegou a organizar um abaixo-assinado nas redes sociais e um grupo de moradores foi à Londrina conversar pessoalmente com Dom Geremias. Uma tentativa para que o arcebispo mudasse de ideia ou, ao menos, possibilitasse uma transição mais lenta, até a festa do padroeiro ou a páscoa.

Mas não adiantou: a transferência deve ser oficializada nessa sexta. Os fiéis estão inconformados com a decisão. Eles até entendem a hierarquia da igreja e a transferência dos padres a cada 6 meses, mas pedem uma análise caso a caso. Afinal, são quase 5 décadas. Para eles, é como se fosse um luto depois de tantos anos de convivência tão próxima.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá