Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tubarão Azul encalha e morre em praia de Guaratuba

19/02/20 às 10:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma cena inesperada foi registrada na manhã desta quarta-feira (19), em Guaratuba. Um tubarão-azul, de aproximadamente de 1,8 metros, apareceu nas areias do Balneário Eliane, popularmente conhecido como Praia Brava, próximo ao Brejatuba. “Encontraram esse animal por volta das 6h da manhã, ainda vivo, com anzol e linha. Eles tentaram retirar os materiais e colocá-lo no mar novamente, mas nas duas vezes o tubarão voltou para a areia e não resistiu”, relata a secretária do Meio Ambiente de Guaratuba, Adriana Correa Fontes, que compareceu ao local.

Conhecido popularmente como Tintureira, a espécie foi uma das mais caçadas até hoje mas, atualmente, não corre risco de extinção. “Era um dos tubarões mais pescados na época em que se capturava essa espécie. Hoje ele não está necessariamente em risco de extinção, mas é um dos animais na lista de preocupações quanto à questão de captura”, explica o Coordenador do Instituto GUAJU, Fabiano Cecilio da Silva. “Para a região, é importante estarmos atentos pelo motivo dele aparecer por aqui, tem esse indício de pesca”, comenta.

O animal foi encaminhado para o Centro de Estudos do Mar (CEM), da UFPR, pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CreD), em Pontal do Paraná. Caso um animal marinho seja encontrado nas praias do estado, é recomendado que se entre em contato com o CEM e receber as orientações adequadas com biólogos e pesquisadores. Telefones para contato: (41) 3511 8600 ou (41) 9698 6983


Litorânea FM

© Copyright 2023 Grupo Tarobá