Paraná

Unicesumar lança cursos de engenharias e arquitetura em Apucarana

19 jan 2018 às 13:35

Apucarana será uma das primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia Híbrida da Unicesumar. A instituição uniu o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial para criar os cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo Híbrido. A metodologia já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país.

Serão oferecidos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.

 O novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes - uma calamidade - a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto Híbrido Unicesumar.

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, o Híbrido Unicesumar é uma metodologia inovadora que oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, material didático próprio e estrutura física que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.

 Lançamento em Apucarana

A Unicesumar em Apucarana lançará oficialmente o modelo Híbrido no dia 24 de janeiro, às 18:30, no polo presencial localizado na Avenida Irati, 753. Na oportunidade, estará presente o ex-professor de engenharia da UNESP e doutor em engenharia de produção pela POLI/USP, Vagner Cavenaghi que irá proferir a palestra “Novas diretrizes nacionais para as engenharias para sua melhoria e fortalecimento”.

Cavenaghi, que atualmente é o diretor administrativo financeiro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, afirma que o ambiente da sala de aula nos cursos de graduação em Engenharia está em constante modificação nas melhores instituições de ensino no Brasil e no mundo. “Nos últimos 10 anos pode-se observar avanços positivos e experiências inovadoras se comparado ao início do ambiente herdado do século XX”, explica.

 Segundo ele, instituições públicas e privadas experimentam e consolidam métodos de ensino aprendizagem, presencial e não presencial, buscando uma nova identidade na formação de engenheiros melhor preparados para os desafios do mundo profissional para o desenvolvimento do nosso país.

 “A Unicesumar, sensível a essa tendência de repensar o modelo educacional do século XXI, não economizou esforços e criou uma proposta de formação de engenheiros e arquitetos disponibilizando para a sociedade brasileira o modelo de ensino híbrido. O Brasil necessita de transformações estruturais por meio de engenheiros melhor qualificados. A Unicesumar reinventa o ensino para que os alunos egressos de seus cursos de engenharia e arquitetura transformem o mundo”, conclui.

Como funciona o Híbrido Unicesumar

A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via ambiente on-line), dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença. A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

Os interessados nesse modelo podem fazer a pré-inscrição no site www.unicesumar.edu.br/hibrido. As aulas iniciam em fevereiro.

Assessoria

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá