Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UTFPR Campus Toledo terá novo laboratório que fará análises de diagnóstico RT-PCR da Covid-19

25/05/20 às 17:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Toledo será contemplada com um novo laboratório, que fará análises de diagnóstico RT-PCR do novo Coronavírus (Covid-19).

O teste RT-PCR é o mais eficaz existente para o diagnóstico da Covid-19. Este é considerado o teste ouro no diagnóstico da Covid-19, com a confirmação sendo obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2, na amostra analisada.  Para realizar o procedimento é necessária ter a autorização de um médico. A coleta deve ser feita entre o terceiro e o décimo dia de sintomas da doença.

O novo laboratório poderá sair do papel, com a disponibilidade de um recurso de R$ 235.685,00, provenientes da Fundação de Apoio à UTFPR-PR (Funtef). Os trabalhos para a disponibilização da verba também dependeram da mediação de um projeto entre a reitoria da UTFPR e o Ministério do Trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
DESENVOLVIMENTO

Portos do Paraná e de Santos assinam carta de intenções para expandir cooperação

Imagem de destaque
CAMPOS GERAIS

Estado libera R$ 4,7 milhões para novas obras de saúde em Telêmaco Borba

Imagem de destaque
REVITALIZAÇÃO

Após ampliação e modernização, Estado e prefeitura inauguram Hospital Municipal de Ibaiti

Imagem de destaque
OPERAÇÃO SINECURA

Justiça Eleitoral sustenta a condenação de ex-prefeitos de Araucária denunciados pelo MPPR

A iniciativa partiu de um grupo de docentes da UTFPR Câmpus Toledo. Foram eles Patrícia Dayane Carvalho Schaker; Thiago Cintra Maniglia; Luís Felipe Minozzo; e Cleverson Busso. O diretor geral do Câmpus de Toledo, Rodolfo Eduardo Vertuan, destaca que essa é uma ação importante para o Câmpus e também para a cidade de Toledo.

“Nós ficamos muito felizes com a aquisição desse novo laboratório, que com toda a certeza será de grande importância para o Câmpus da UTFPR em Toledo, assim como para a cidade e região de maneira geral”, destacou o diretor.

A UTFPR ainda informou que solicitou junto a Prefeitura do município de Toledo um recurso para completar a verba necessária para a implantação do novo laboratório, que deverá contribuir com a pesquisa científica no combate a Covid-19. O laboratório chega para somar a várias outras ações, que já estão sendo realizadas no Câmpus no combate ao novo Coronavírus, tais como a campanha de doação de cestas básicas, o mapa solidário e a produção álcool em gel.

Este será o segundo laboratório da UTFPR que irá realizar esse tipo de análise. O primeiro deles será instalado na cidade de Dois Vizinhos. O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, revela que a instalação dos dois laboratórios se torna ainda mais relevante, visto que os dois municípios encontram-se em regiões consideradas estratégicas.

“Essa é uma iniciativa de enorme importância para a Instituição e que foi pensada de forma estratégica, uma vez que os dois municípios estão localizados em regiões que não possuem laboratórios com esta finalidade. Com mais essa ação saindo do papel a UTFPR e a FUNTEF demonstram o importante papel da Universidade pública, com ações relevantes e corretas no enfrentamento a Covid-19”, comentou o reitor.

Com informações\Assessoria UTFPR.

Fonte: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá