Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Volume de chuva de dezembro e janeiro já supera média história de três meses

18/01/18 às 10:20 - Escrito por Sthefany Terlera

É chuva que parece não acabar mais. E quem acha que ela está perto de ir embora, engana-se! A previsão aponta tempo chuvoso até o início da próxima semana em Londrina. As temperaturas devem variar de 20ºC a 32ºC, conforme aponta a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná. 

Para esta quinta-feira (18), pancadas de chuvas são esperadas. Já na sexta, o aguaceiro deve ser um pouco mais intenso, com trovoadas e raios no período da tarde e noite. Também são esperadas pancadas durante o domingo e a segunda-feira. 

Segundo a agrometeorologista do Instituto Agronômico do Paraná, Heverly de Moraes, desde 20 de dezembro vem chovendo consideravelmente na região. “Apenas os dias 04, 05 e 08 de janeiro não foram registrados chuva”, explica. 

Até o momento, neste mês de janeiro, já choveu 314 milímetros, número que superou a média histórica que é de 220. 

Ainda conforme relata Heverly, os índices de dezembro e janeiro já superaram o equivalente a três meses. Do dia 20 de dezembro até hoje, 600 milímetros foram acumulados. A média histórica de janeiro, fevereiro e março totaliza 546 milímetros. 

O janeiro mais chuvoso registrado em toda a história até hoje foi em 2016, quando a cidade foi castigada com os efeitos causados pela tempestade. Foram 418 milímetros de chuva em todo o mês. Na ocasião, o então prefeito Alexandre Kireeff, precisou decretar situação de emergência. As chuvas danificaram total ou parcialmente 45 pontes e pontes-aterro em toda a região de Londrina, além das 1.795 pessoas que foram afetadas, sendo que 50 ficaram desalojadas. 337 casas foram danificadas e três destruídas. 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá