Policial

Apreensão de cigarros aumenta 245% em menos de um ano na região norte

06 dez 2019 às 09:41

Nunca se apreendeu tanto cigarro no estado. Apenas na região norte do Paraná, os números quase triplicaram de 2018 para 2019. A Polícia Rodoviária Federal fez um levantamento a pedido do portal Tarobá News. Nos 11 primeiros meses desse ano foram 5,4 milhões de maços contrabandeados apreendidos nas estradas federais que cruzam Londrina e Maringá. Já em todo o ano passado, foram 2,2 milhões.

Segundo os dados da PRF, em todo o Paraná, as apreensões chegam a 36,9 milhões de carteiras de cigarro de janeiro a novembro deste ano. O resultado já representa o dobro do registrado durante todo o ano de 2018, quando 18,4 milhões de carteiras foram apreendidas.

Os números desde 2010 somam 199,3 milhões de carteiras de cigarro e esse montante acumulado equivale a R$ 996,5 milhões. O valor de referência de cada carteira de cigarro é R$ 5 – preço mínimo regulamentado para maço com 20 cigarros.

O Paraná é o estado brasileiro onde a Polícia Rodoviária Federal mais apreende cigarros contrabandeados do Paraguai.

A cada cinco carros ou caminhões apreendidos pela PRF com cigarro, ao menos um é produto de roubo ou furto. Além de alimentar uma cadeia de crimes, o contrabando provoca uma evasão fiscal bilionária, uma vez que cerca de 80% do preço do cigarro comercializado legalmente no país corresponde a tributos.

O contrabando afeta ainda a saúde pública, por ofertar à população produtos nocivos a preços inferiores aos de mercado, sem qualquer tipo de controle sanitário e sem as advertências obrigatórias nas embalagens.

O crime de contrabando tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá