Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Arapongas registra menor Índice de Mortalidade Infantil dos últimos cinco anos

19/01/18 às 07:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, divulgou dados que apontam uma diminuição no índice da mortalidade infantil do município.

Conforme relatório do setor de vigilância epidemiológica, em 2016 Arapongas registrou um índice de 12,15(para cada 1.000 nascidos vivos). Já em 2017 esse índice foi para 9,31.

De acordo com Fernanda Golas Trombini, enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica, inúmeras ações específicas realizadas no ano passado, contribuíram para tal queda. ”Implementamos um comitê de mortalidade materna e infantil no município, agilidade nos agendamentos de consultas de gestantes de alto risco e demais meios que otimizaram a nossa atuação, conseqüentemente, nos trazendo resultados satisfatórios.”, disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Além desses, foram realizadas ações de cursos específicos para gestantes, realização de testes rápidos em livre demanda, coletas de exames laboratoriais no Centro Integrado da Saúde da Mulher (CISAM) sem agendamento prévio, atendimentos com nutricionistas, orientações sobre planejamento familiar, agendamentos de visitas ao Hospital de referência antes do parto, implantação e realização do teste da mãezinha, cursos de aperfeiçoamento para equipes da “Estratégia da Saúde da Família”(cuidados com gestantes e recém-nascidos), e melhora no fluxo de atendimento hospitalar para encaminhamentos das gestantes de alto risco para os hospitais de referência em UTI neonatal.

Ainda segundo o setor, a meta no Estado do Paraná é manter sempre o índice abaixo de 10, como foi o caso de Arapongas.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Marcia Krempel, tal resultado oferece um ânimo maior para a busca de números ainda menores. ”Em 2018 vamos reforçar todas as ações já realizadas, e também propor novas ações para manutenção, para que os índices sejam menores, o que é de extrema importância para a saúde pública não apenas de Arapongas, mas também em nível nacional.

(Assessoria Arapongas)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá