Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Balanço semestral da Guarda Municipal contabiliza 10.002 atendimentos em 2022

27/07/22 às 16:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, informou o balanço das atividades desenvolvidas e dos serviços prestados pela Guarda Municipal (GM) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), no decorrer do primeiro semestre de 2022.


No período, foram registrados 10.002 atendimentos pelo Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM), central responsável pelo recebimento dos chamados de emergência que chegam aos telefones 153 da GM, 199 da Defesa Civil e pelo aplicativo 153 Cidadão.


Trote e engano

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda


A Central da GM registrou 694 ligações por engano e 440 trotes nos telefones 153 e 199 da Defesa Civil. A Secretaria ressalta que chamadas como estas atrapalham o serviço prestado pela instituição e que, após a instalação de uma gravadora de ligações, os números diminuíram. Mesmo assim, a Defesa Social reforça o pedido para que a sociedade se conscientize quanto ao uso correto do serviço, para que não haja interrupções indevidas ou prejuízo para quem estiver em emergência.


Defesa Civil


A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) atendeu neste primeiro semestre 179 ocorrências. Dessas, 129 foram referentes a quedas de árvores, 41 de contenção de derramamento de óleo nas vias, sete alagamentos e dois destelhamentos. Ainda no primeiro semestre, os agentes da COMPDEC fizeram 48 vistorias em estruturas físicas em casas e em estabelecimentos comerciais, a fim de identificar possíveis problemas como risco de desabamento.


Patrulha Maria da Penha


Até o final de junho, a Central de Emergência 153 e o aplicativo 153 Cidadão da Guarda Municipal registraram 170 chamadas relativas à Patrulha Maria da Penha,sendo 115 para atendimento a vítimas que possuíam medida preventiva expedida pela justiça e outras 55 a vítimas de violência sem medida protetiva.

A Patrulha Maria da Penha é um serviço personalizado da GM, implantado em Londrina no dia 6 de julho de 2015. Por meio do serviço, agentes capacitados atuam 24 horas por dia, todos os dias, em conjunto com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulher.


Projetos


A Defesa Social prossegue com o projeto “Monitorar para Proteger” que conectou todas as escolas municipais, através de sistema de alarme, com a central de monitoramento da Guarda Municipal. A ação contribuiu para a queda de ocorrências nesses próprios públicos. Nos primeiros seis meses de 2022, as equipes do setor operacional da GM atenderam 882 disparos de alarme.


Paralelamente, segue em desenvolvimento o projeto “Informar para Proteger”, que leva informações aos servidores públicos municipais e usuários dos serviços públicos. Este projeto orienta sobre o funcionamento e quando o serviço de segurança da Guarda Municipal pode ser acionado.


A Secretaria Municipal de Defesa Social também realizou um diagnóstico de segurança sobre pontos vulneráveis em todos os prédios públicos da Prefeitura de Londrina. O trabalho foi executado por técnicos da Guarda Municipal e os relatórios foram enviados aos responsáveis de cada secretaria envolvida. Além disso, outros projetos para implementação da segurança estão sendo desenvolvidos pelo órgão.


Guarda Escolar


Durante o primeiro semestre, a Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC) atendeu, por meio do projeto “Palestra nas escolas”, 5.163 alunos de 91 unidades de ensino. O grupamento desenvolveu, ainda, o projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) para 210 alunos de quartos anos de quatro escolas municipais.


Fiscalização de Trânsito


A Guarda Municipal realizou diversas ações de fiscalização de trânsito em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Ao todo, foram lavrados 6.993 autos de infração de trânsito e 323 veículos foram recolhidos ao pátio municipal por flagrante de pendências nas documentações.


Fiscalização da poluição sonora


A Guarda Municipal lavrou 19 autos de infração referentes a fiscalização da Lei Municipal nº 13.289 de 26 de outubro de 2021, que instituiu o controle da poluição sonora veicular em Londrina.


Todos os números apresentados foram contabilizados pelo setor de Estatística da instituição e resultam do trabalho integrado entre todos os guardas municipais coordenados pela diretoria operacional, inspetorias e supervisões dos grupamentos: Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), Guarda Municipal Patrimonial (GMP), Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), Guarda Municipal Rural, Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM) e Guarda Municipal Patrimonial (GMP).


Serviço


Os telefones 153 da Guarda Municipal de Londrina e 199 da Defesa Civil Municipal continuam à disposição da comunidade londrinense. Os serviços oferecidos pela instituição também podem ser acionados pelo aplicativo 153 Cidadão, disponibilizado gratuitamente para qualquer telefone celular.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá