Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cadeia Pública de Toledo implanta projeto que possibilita remição de pena, pela leitura

13/09/19 às 17:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma parceria entre o Departamento Penitenciário - Depen, Conselho da Comunidade de Toledo e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB está viabilizando a implantação de um projeto, onde o apenado terá a possibilidade de remição de sua pena, pela leitura. O público alvo são presos da Cadeia Pública de Toledo.

Na última quarta - feira (11), um encontro com a participação dos parceiros desta ação marcou o início do projeto, com uma palestra sobre o desenvolvimento das atividades. Na ocasião, ocorreu a doação de aproximadamente 70 livros para o início dos trabalhos.

Conforme explica o chefe da Cadeia Pública de Toledo, Aldecir José de Oliveira, na prática, o projeto consiste na realização da leitura de obras literárias pelos custodiados, que assim se voluntariarem a participar das atividades. Ao final de cada leitura, o apenado deverá  elaborar um relatório sobre o conteúdo, o qual o qual será avaliado por um professor, computando assim na diminuição de sua pena.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

Aldecir explica ainda que agora o próximo passo é uma reunião que será realizada com o Poder Judiciário, para a implementação do projeto. "Será alinhada a forma de trabalho e definidos os critérios para a concessão da remição, por meio deste projeto", explica.


Remição

A remição da pena é um benefício previsto pela Lei de Execução Penal - LEP, lei nº 7.210 de 1984, onde o  apenado tem a possibilidade tem diminuir o tempo de cumprimento de sua pena, por meio do estudo ou do trabalho.

O tema está amparado no artigo 126 da LEP e ainda é disciplinado pela Recomendação n. 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conforme explica o coordenador regional do Depen, em Cascavel, Thiago Correia, a remição pela leitura é considerada uma atividade complementar, sendo aplicada especialmente aos condenados que não possuem seus direitos assegurados, tais como o trabalho, educação e qualificação profissional.

Fonte e fotos: Depen

© Copyright 2023 Grupo Tarobá