Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Chefe de estelionatários usava bar para comandar golpes em todo país

05/07/18 às 09:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Policiais que participaram da operação Call Center desencadeada hoje (05), em várias unidades da federação, inclusive na região de Cascavel concederam entrevista coletiva à imprensa na 15ª Subdivisão Policial de Cascavel.

De acordo com eles a central de operações dos crimes era sediada em um bar na região Oeste. A operação contou com a coordenação de ações de três delegados da Polícia Civil do Paraná e mais três da polícia do Piauí e 55 investigadores das duas unidades federativas foram às ruas para dar cumprimento a 21 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão.

Durante as ações um urso de pelúcia foi encontrado e dentro dele localizados pouco mais de R$ 11 mil em dinheiro de procedência duvidosa. De acordo com o informado pelos policiais desde abril ocorreu um acompanhamento de golpes em série que estavam ocorrendo em um dos maiores sites de venda do mundo, a OLX.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFRONTO

Cinco homens são mortos em confronto com a Polícia Militar em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio no bairro Santa Felicidade

Imagem de destaque
MAUÁ DA SERRA

PRF apreende quase 50 quilos de cocaína com casal no Paraná

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA

Jovem é morto a tiros no meio da rua no Sanga Funda

O criminoso aparecia identificando-se como uma espécie de negociador de um veículo, oferecendo um valor alto para o vendedor, mas outro valor baixo para o comprador, as vítimas ficavam interessadas e eram fisgadas, caindo em seguida no golpe de vendas. 

De acordo com as investigações o estelionatário dizia ser advogado fazendo com que vendedor e comprador não comunicassem sobre a questão de preço dos veículos, fazendo ainda o comprador depositar os valores em uma conta repassada pelo bandido. Depois da transação bancária o criminoso informava que o vendedor poderia ir  entregar o veículo e que o comprador realizaria o depósito. Quando o encontro ocorria, os comprador e vendedor percebiam que haviam caído em um golpe. 

Cascavel sediava o núcleo do grupo criminoso que realizava a arrecadação do dinheiro onde existiam várias contas e uma equipe para sacar dinheiro em caixas eletrônicos e boca de caixa. A partir daí uma chefe do grupo redistribuia o dinheiro para os demais envolvidos. 

A chefe do grupo era proprietária de um bar no bairro Santo Inácio. O bar também era usado como sede das transações. 

A Operação Call Center ocorreu no Paraná, Piauí e Mato Grosso e é considerada uma das maiores operações de combate a crime em plataformas digitais já ocorridos no país. De acordo ainda com as informações, pessoas em quase todos os estados do Brasil foram prejudicado pelos golpistas. Após a identificação da modalidade de estelionato depois de um caso ocorrido na compra de um carro no Piauí as investigações duraram 45 dias. 

As investigações apontaram que presos da Penitenciária Central do Mato Grosso organizavam os golpes de dentro da prisão. Após a efetivação dos golpes o dinheiro era retirado em partes, e o resto era levado em pequenas quantias para outras várias contas para posterior depósito no mesmo dia para que não ocorresse o bloqueio dos valores pelas agências Bancárias. 

Nos últimos três dias da investigação os bandidos arrecadaram R$ 200 mil. Oito mandados de prisão foram cumpridos em Cascavel, e os outros no Piauí. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá