Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Concurso da Guarda Municipal: confira classificação geral

30/09/22 às 17:26 - Escrito por Redação Tarobá News

Nesta sexta-feira (30), às 17h, a Prefeitura de Londrina, por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UEL), publicou a homologação do resultado final do Concurso Público para a Guarda Municipal. O Edital n° 146 mais seus anexos, contendo a classificação geral em ampla concorrência e a classificação por reserva especial de vagas para afro-brasileiros, pode ser conferido no site da Cops/UEL e no Jornal Oficial do Município, edição n° 4.741.


Não houve candidato classificado pela reserva de vagas para pessoa com deficiência. E hoje, ao meio-dia, também foi divulgado link para consulta às respostas dos recursos interpostos quanto ao resultado do Teste de Aptidão Física dos candidatos ao cargo de Guarda Municipal de Londrina. A consulta está disponível no site www.cops.uel.br.


A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, explicou que, com a homologação e divulgação da classificação final, o processo de seleção de novos guardas municipais finaliza a etapa de concurso público, executada pela banca contratada, dando início à fase admissional, de responsabilidade da Prefeitura de Londrina. “Nesta etapa, estão compreendidas a investigação de conduta, a avaliação psicológica para o porte de arma, o curso de formação e a perícia de aptidão física e mental. Portanto, os candidatos ainda precisam estar atentos aos editais que, a partir da homologação, saem somente nas páginas oficiais da Prefeitura de Londrina”, ressaltou.


Pelo cronograma da Prefeitura, novos editais serão divulgados já na próxima semana. Eles devem ser acessados pela página do Concurso Público no Portal da Prefeitura. “As convocações para a investigação de conduta devem ocorrer em número suficiente para atender o quantitativo de vagas autorizadas, porém não necessariamente igual ao número de vagas. Dessa forma, mais que os 50 primeiros candidatos poderão ser convocados para esta etapa”, adiantou a secretária municipal de Recursos Humanos.


Todas as etapas compreendidas dentro da fase admissional são eliminatórias. A primeira será a investigação de conduta, que irá avaliar minuciosamente a conduta e idoneidade moral dos candidatos, tanto no âmbito social e funcional como civil e criminal, incluindo conduta pregressa e atual. O objetivo é identificar se a trajetória do candidato é compatível com o cargo público de guarda municipal.


Esta análise, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Defesa Social, será realizada por Comissão de Investigação de Conduta. Para a investigação, serão utilizados os dados da inscrição, que foram fornecidos pelos próprios candidatos, juntamente com os documentos e formulário solicitados na convocação, bem como demais informações e dados colhidos ao longo do processo de investigação de conduta. O resultado final listará os candidatos como “Recomendados” e “Não Recomendados”.


Simultaneamente a esta fase, a Prefeitura deve iniciar a Habilitação para o Curso de Formação, que compreende Investigação Clínica, com exames e relatórios médicos, e Avaliação Psicológica para o manuseio de armas de fogo. A Avaliação Psicológica para o Manuseio de Armas de Fogo será realizada por profissionais registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e credenciados pela Polícia Federal.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá